TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ENTREVISTA COM UM PROFESSOR COM BASE NOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS EM FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

Por:   •  30/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  410 Palavras (2 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

ENTREVISTA COM UM PROFESSOR COM BASE NOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS EM FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

CURSO: LICENCIATURA EM HISTÓRIA - EAD

DISCIPLINA: FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

ALUNO: 

POLO: TIMÓTEO - MG

ENTREVISTA

  • Tempo Lecionando?

São 30  anos no Ensino Médio e 25 anos no Fundamental II, paralelamente.

  • O que é ensinar?

O ato de ensinar vai além da transmissão do conhecimento, ultrapassa os muros da escola. Ensinar é transformar, é tirar a venda dos olhos, permitindo ao aluno uma mudança de consciência para a construção permanente de sua história. Ensinar é um ato político.

  • Como você escolhe seus procedimentos de ensino?

Para que aconteça a aprendizagem, deve-se, antes de tudo, planejar as ações, tendo como ponto de partida o perfil do aluno, observando suas necessidades e anseios. E, por meio de avaliações múltiplas, diagnosticar e fazer interferências, quando necessário, ao longo desse processo, respeitando as limitações de cada um, oferecendo-lhes inúmeras possibilidades de superação. Em relação às práticas, devem-se utilizar meios eficazes, variados e lúdicos, permitindo-lhe acesso a biblioteca, laboratório, sala de multimídia, pesquisa de campo. Práticas como debates, gincana cultural, atividades com monitoria também enriquecem as aulas e permitem interação entre professor e aluno. Enfim, o professor deve agir como um mediador do ensino e deve estar sempre atento aos anseios dos alunos.

  • Você se baseia em algum teórico? Qual? Como?

Para exercer minha profissão, por afinidade de ideologia, sempre me inspirei na teoria de Paulo Freire. Acredito que a educação deve ser libertadora, conscientizando o aluno sobre o seu papel como cidadão e, permitindo-lhe uma leitura de mundo a ponto de transformá-lo. E para isso acontecer na prática de ensino, utilizo metodologias variadas com leitura e interpretação de gêneros como editoriais, resenhas, carta do leitor, carta ao leitor, artigo de opinião, charges, cartuns, tirinhas de humor, letras de música, obras literárias, propagandas políticas, anúncios, enfim, textos que estimulam a reflexão, gerando inquietações e debates e, consequentemente, mudança de postura do aluno, enquanto cidadão transformador.

  • Como acontecem as relações interpessoais em sua sala de aula?Como você trabalha os conflitos?

No início de cada ano letivo, apresento aos alunos a proposta de trabalho, mostrando-lhes que para uma melhor convivência, deve-se procurar uma relação de respeito e de tolerância em todos os sentidos. Estabeleço limites e faço combinados. Quando acontece um conflito, chamo os envolvidos para um diálogo, que em alguns casos é bastante incansável, esgotando todas as possibilidades a fim de garantir um ambiente propício à aprendizagem.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (69.9 Kb)   docx (550.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com