A ESTÉTICA E FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA
Por: bmloureiro • 8/10/2018 • Trabalho acadêmico • 295 Palavras (2 Páginas) • 239 Visualizações
UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
ESCOLA DE COMUNICAÇÃO EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
BÁRBARA MENDES LOUREIRO
AVALIAÇÃO MODULAR – ESTÉTICA E FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA
SÃO BERNARDO DO CAMPO
2018
BÁRBARA MENDES LOUREIRO
AVALIAÇÃO MODULAR – ESTÉTICA E FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA
Avaliação Modular apresentada aos professores do módulo “Estética e Filosofia Contemporânea” do curso de Licenciatura em Filosofia da Escola de Comunicação, Educação e Humanidades da Universidade Metodista de São Paulo.
SÃO BERNARDO DO CAMPO
2018
O presente trabalho tem como objetivo a construção de um texto, que apresente uma relação ou relações do texto do autor, isto é, A Metamorfose de Franz Kafka, com os conceitos tratados em cada um dos temas do módulo. Na sequência, deve-se eleger uma situação da vida contemporânea, a fim de propor uma interpretação desde os principais aspectos do texto e do conceito, objeto da relação. Trata-se de elementos cotidianos da vida nacional, privilegiadamente, que será analisado com o auxílio de conceitos do módulo e do texto indicado. Para esta construção, será eleito um conceito de cada tema para elaboração da relação solicitada.
INTRODUÇÃO
A Metamorfose de Franz Kafka conta a história de Gregor Samsa, um caixeiro viajante que trabalha há anos em uma empresa de tecidos para, além de garantir o bem-estar diário da família, pagar uma dívida de seu pai. No entanto, antes de tais fatos serem apresentados, logo na abertura da história ocorre a metamorfose de Gregor. "Numa manhã, ao despertar de sonhos intranquilos, Gregor Samsa deu por si na cama metamorfoseado num gigantesco inseto". (KAFKA, 1997).
A alteração que a metamorfose de Gregor provoca na rotina da família, acaba por desencadear outra: em suas relações interpessoais. Um exemplo disso pode ser visto na relação de Gregor com Gretel, sua irmã, que antes era a pessoa mais próxima do irmão e, à medida que avançamos na leitura, ela quer também se livrar daquele "monstro"
...