A Entrevista com Professor
Por: Wes Azz • 15/6/2020 • Relatório de pesquisa • 366 Palavras (2 Páginas) • 261 Visualizações
Mariana Ferraz Siqueira Sobreira
(Coord. Pedagógica e Professora de Língua Inglesa)
Entrevistar a professora da turma sobre os seguintes itens:
a) O que é ensinar?
Ensinar é compartilhar conhecimento sobre algo que você domina, tem conhecimento e teve a oportunidade de aprender.
b) Como você escolhe seus procedimentos de ensino?
O procedimento pode variar de acordo com a necessidade de cada aluno, há aqueles precisam de um investimento maior de tempo, há também aqueles que precisam de um contato mais de perto (direto e individual); não há um padrão, pois isso, considero importante uma análise junto à equipe pedagógica, daí então os procedimentos a serem aplicados são definidos.
Na grande maioria das vezes, um bom contato e uma linguagem acessível aos alunos são procedimentos que tornam o aprendizado mais eficaz.
c) Você se baseia em algum teórico? Qual? Como?
Temos grandes teóricos que nos dão uma boa base no que diz respeito a educação e práticas te ensino, gosto bastante das análises do Piaget, mas hoje aplico mais as ideias de Vygostky pelo fato de trabalhar em uma instituição de ensino que utiliza o método sócio-interacionista.
Confesso que gosto bastante pelo fato de você poder contribuir para independência do aluno, tornando-o apto para diálogos; outro fator que também me alegra é a interação do indivíduo, isso nos dá margem para trabalhar o aspecto social, até mesmo técnicas motivacionais.
d) Como acontecem as relações interpessoais em sua sala da aula? Como você trabalha os conflitos?
Hoje com as turmas de 4º e 5º anos não utilizo muito os trabalhos em equipe dentro de sala pelo fato da grande maioria ser bem imatura e dispersa, acho uma ideia bem bacana mas não tenho executado, sempre que possível faço um momento de descontração mesmo durante a aplicação de conteúdos, gosto de trazer os alunos pra perto e “usá-los” durante esse momento, também trabalho com a forma “um ajuda ao outro”, eles se sentem peças importantes e se desenvolvem nas relações interpessoais.
No que diz respeito aos conflitos, sempre que os atritos acontecem por coisas de menor gravidade, o método utilizado é o da aproximação e respeito, claro que depois de observar as reações de cada aluno.
Se o aluno tem uma tendência a ser mais explosivo ou agressivo, encaminhamos à coordenação.
...