A Essência do mito de Nêmesis
Por: heishla • 6/4/2019 • Projeto de pesquisa • 762 Palavras (4 Páginas) • 175 Visualizações
“A essência do mito a partir do mito de Nêmesis”
Os humanos pré-históricos ao não alcançar o entendimento dos fenômenos da natureza, se apoiavam no medo, medo das tempestades e do desconhecido. Como não havia a compreensão dos acontecimentos, não lhe restava outro caminho senão o medo, o espanto daquilo que presenciava.
Somente num segundo estágio, a inteligência evolui do medo a tentativa de explicação para tais fenômenos, e isso se dá através do pensamento mágico, das crenças, das superstições. Era, certamente, uma evolução já que tentavam explicar o que viam. Assim, as tempestades poderiam ser uma irá divina, a boa colheita por bondade, a desgraça ou fortuna da união do humano com o mágico.
O mito surgiu na Grécia, e foi um recurso utilizado durante anos para explicar tudo o que existia no Universo. Dessarte, foram criados mitos para explicar a origem dos homens, dos sentimentos, dos fenômenos naturais, dentre outros.
O mito era considerado uma história sagrada, narrada pelo “rapsodo” – que supostamente era a pessoa escolhida pelos deuses para transmitir oralmente as narrativas. O fato de o narrador advir de uma escolha divina, atribuía ao mito o caráter de incontestabilidade, pois os deuses eram inquestionáveis.
Importante citar que, além de explicar as origens, a mitologia desempenhava um papel moral.
O mito de Nêmesis tem um papel muito importante no desempenho de equilíbrio e justiça na mitologia.
Nix, a noite acima da terra, unindo a Érebus criou Éter – a luz atmosférica e General – a luz do dia. Desdobrando-se sozinha, Nix gerou divindades como as Hespérides, as Moiras, Éris, Lete e Nêmesis. Quase todos os descendentes de Nix foram abstrações personificadas como Nêmesis, que simboliza a indignação pela injustiça praticada e a punição divina diante do comportamento desmedido dos mortais. Sua função essencial era restabelecer o equilíbrio quando a justiça deixa de ser praticada. O significado da palavra, em grego significa distribuir; assim Nêmesis é a justiça distributiva.
Quando Gaia entregou Têmis aos cuidados das deusas do destino, Têmis e Nêmesis passaram a ser criadas juntas no Olimpo, tendo atributos em comum. Têmis tornou-se a personificação da ética e Nêmesis a personificação da vingança divina. Em Ramnunte localizava-se o templo de Nêmesis, onde havia uma estátua das duas deusas juntas. Quando os persas tentaram tomar a cidade de Atenas, Nêmesis interferiu encorajando o exército ateniense, pois os persas demonstram demasiada confiança na vitória, considerado um sinal de desmesura – Hibrys.
Nêmesis representa a força encarregada de abater toda desmesura – Hibrys, como o excesso de felicidade de um mortal ou orgulho dos Reis em sua supremacia, etc. Essa é uma concepção fundamental do espírito helênico: tudo o que se eleva acima da sua condição, tanto no bem quanto no mal, expõe-se a represálias dos deuses. Tende, com efeito, a subverter a ordem do mundo, a pôr em perigo equilíbrio universal e, por isso, devia ser castigado para garantir que o universo se tivesse como era.
A palavra Nemesis originalmente significa “distribuição da sorte”, nem boa nem má, simplesmente, na proporção de vida a cada um segundo seu merecimento. Poderia também ser o ressentimento quando alguém sofrer por uma atitude alheia e Nemesis não permitia que o ofensor passasse impune. nas tragédias gregas, Nemesis apareceu principalmente como a vingadora do crime e castigadora da arrogância.
...