A FILOSOFIA
Por: lorranny pita • 12/12/2017 • Projeto de pesquisa • 636 Palavras (3 Páginas) • 540 Visualizações
Trabalho de filosofia
1. Qual o objeto da ética segundo Aristóteles?
R. A felicidade, para ele, era a vida boa; e esta corresponderia – como veremos adiante – à vida digna. Nessa direção, haveria uma subordinação da ética à política: “os tratados éticos e os tratados políticos pertencem a um mesmo estudo, classificado como política
2. Crítica da razão pura, Kant vincula o sistema da moralidade à felicidade. EXPLIQUE no que consiste a relação moralidade — subjetividade.
R. Quando a liberdade é dirigida e restringida pelas leis morais, é possível pensar na felicidade universal, pois a observância dos princípios morais pode proporcionar não só o bem-estar para si, como também ser o responsável pelo bem-estar dos outros.
3. Segundo a formulação do imperativo categórico por Kant, uma ação é considerada ética quando?
R. A máxima que rege a ação pode ser universalizada, ou seja, quando a ação pode ser praticada por todos, sem prejuízo da humanidade.
4. Com base nos conhecimentos sobre a teoria moral kantiana, é correto afirmar que a vontade boa denomina-se:
R. Vontade Autônoma
5. Na Primeira Secção da Fundamentação da Metafísica dos Costumes, Kant analisa dois conceitos fundamentais de sua teoria moral: quais são?
R. O conceito de vontade boa e o de imperativo categórico. Esses dois conceitos traduzem as duas condições básicas do dever: o seu aspecto objetivo, a lei moral, e o seu aspecto subjetivo, o acatamento da lei pela subjetividade livre, como condição necessária e suficiente da ação.
6. Como é a moral de Platão?
R. Segundo a psicologia platônica, a natureza do homem é racional, e, por consequência, na razão realiza o homem a sua humanidade: a ação racional realiza o sumo bem, que é, ao mesmo tempo, felicidade e virtude. Entretanto, esta natureza racional do homem encontra no corpo não um instrumento, mas um obstáculo.
7. Qual é a moral Cristã?
R. Moral cristã está centrada em um núcleo de amor, ao redor do qual gravitam virtudes essenciais que, se conseguidas, levam inevitavelmente à fraternidade e à paz de espírito: ser humilde, porque com humildade saberemos relevar as dificuldades e aflições dos outros; perdoar as ofensas, porque aquele que perdoa se eleva, implantando o reino da harmonia; ser caridosos, preocupados com o bem-estar alheio, como se fosse o nosso.
8. Diferença entre moralidade e legalidade?
R. A moral está relacionada a cultura, aos costumes e é intrínseca de cada sociedade, ou seja, cada uma tem seus próprios referenciais de moral. A moralidade está relacionada ao cumprimento destas regras morais _não mentir, ñ trair, etc. Já a legalidade relaciona ao que é definido em lei (legal) que muitas vezes coincide com o que é moral, mas algumas vezes "é legal, mas é imoral".
9. Como a Liberdade está relacionada a Ética?
R. Liberdade e ética possuem reciprocidade
...