A FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO
Por: Gil Lamas • 9/11/2019 • Trabalho acadêmico • 606 Palavras (3 Páginas) • 179 Visualizações
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
Prática como Componente Curricular (PCC)
ENTREVISTA COM UM PROFESSOR
Professor: Viviane da Costa Lopes
Discente: Gilmar Barboza Lamas
Curso: Licenciatura em Matemática
Duque de Caxias - RJ
2019
INTRODUÇÃO
Este relatório tem por finalidade apresentar a Proposta de Prática como Componente Curricular.
A professora entrevistada Ana Maria Pinheiro Barboza Lamas, possui nível médio completo e cursou Formação de Professores, lecionou para turmas de alfabetização além de ter exercido o cargo de coordenadora das turmas de primeiro segmento, na instituição de ensino Centro Educacional Maciel Salgado, situada na cidade de Belford Roxo-Rj.
OBJETIVOS
Refletir sobre as relações de aprendizado existentes na sala de aula, utilizando os conhecimentos aprendidos nas aulas de Filosofia da Educação, fazendo a ponte entre teoria e prática.
ELABORAÇÃO DO ROTEIRO DA ENTREVISTA.
Para você o que é ensinar?
É a arte de compartilhar seu conhecimento pra alguém. É muito gratificante ver o desenvolvimento dos alunos.
Como você escolhe seus procedimentos de ensino?
A escola que trabalhei era privada e já tem um sistema de ensino próprio, mas tenho certa autonomia para adequar às aulas da melhor forma, procurando aperfeiçoar o aprendizado dos discentes, no meu caso gosto de trabalhar com aulas as quais procuro introduzir os assuntos através de situações cotidianas, pois os alunos conseguem ligar o conteúdo real ao que realmente o conteúdo significa pra eles, uma vez que é uma boa forma de manter os alunos interessados no conteúdo da aula.
Você se baseia em algum teórico? Qual? Como?
Sim. Montessoriano para o desenvolvimento das necessidades e os mecanismos do desenvolvimento da criança para sua formação para a vida, também em Lev Vygotsky e no desenvolvimento sócio-histórico-cultural. Indo para o meio onde os alunos convivem, sua cultura e história familiar.
Como acontecem as relações interpessoais em sua sala da aula? Como você trabalha os conflitos?
Da forma mais respeitosa possível, sempre respeitando a personalidade dos alunos, para entender como é sua educação fora do ambiente escolar, a fim de utilizar a melhor prática para a introdução do conhecimento; Conflitos são trabalhados sempre com diálogos, procurando a confiança dos discentes.
CONCLUSÃO
No processo ensino-aprendizagem a motivação é
...