A Filosofia
Por: njhik • 14/9/2017 • Trabalho acadêmico • 377 Palavras (2 Páginas) • 142 Visualizações
Colégio Pedro II – Campus Duque de Caxias
Data: 16/06/2017
Professor: Gustavo Bravo
Aluna: Ana Luiza N°: 2
Turma: IN104
Trabalho de Filosofia
É possível definir a filosofia como o amor a sabedoria. Durante o período pré-socrático os filósofos tentavam responder duas grandes questões, sendo elas: “De que é feito este mundo?” e “Como se deu origem ao mundo?”. Estas questões estudam a natureza numa relação de ordem entre causa, efeito e explicação.
Numa tentativa de responder estes questionamentos, Tales de Mileto disse que tudo vem da água, baseando-se em suas observações que apenas a água conseguia atingir os três estados físicos: sólido, líquido e gasoso.
Podemos definir como método científico como um conjunto um conjunto de regras básicas que se impõe numa investigação com o objetivo de se ter resultados os mais confiáveis possíveis. “Entretanto, o método científico é algo mais subjetivo, ou implícito, do modo de pensar científico do que um manual com regras explícitas sobre como o cientista, ou outro, deve agir”.[1]
“Conhecimento científico é a informação e o saber que parte do princípio das análises dos fatos reais e cientificamente comprovados. Para ser reconhecido como um conhecimento científico, este deve ser baseado em observações e experimentações, que servem para atestar a veracidade ou falsidade de determinada teoria”[2]. Qualquer coisa que não segue as indicações citadas acima é considerada apenas como conhecimento filosófico.
Uma “Teoria Científica” é um corpo bem estruturado dentro de um sistema lógico, e capaz de atingir um elevado nível de abrangência para os fenômenos dos quais pretende explicar, diferente de uma hipótese que pode ser considerada como uma proposição inicial.[3]
A ciência contemporânea tem como base “a investigação da constância, da estabilidade, da ordem e das relações causais explicativas dos fenômenos – dominavam as pesquisas em todos os domínios das ciências da natureza. A procura da estrutura permanente e das leis invariáveis dos eventos naturais, assim como as conclusões previsíveis dos fatos observados, imprimiu uma orientação que aparece como marco da ciência moderna.” [4] Deste modo conseguimos relacionar o fato que tanto à filosofia pré-socrática quanto a ciência contemporânea busca um equilíbrio e uma ordem aos fenômenos.
...