A Filosofia da Educação
Por: Ddaniel Coutinho • 8/6/2020 • Relatório de pesquisa • 365 Palavras (2 Páginas) • 249 Visualizações
[pic 1]
Universidade Estácio de Sá
Filosofia da Educação
Pratica Como Componente Curricular (PCC)
Reflexões sobre as relações de aprendizado existentes na sala de aula
INTRODUÇÃO
Este relatório tem a finalidade de apresentar a Proposta de Prática Como Componente Curricular, realizada através de uma entrevista a um professor, via aplicativo multiplataforma de mensagens instantâneas.
A professora entrevistada chama-se Adalgisa Aparecida da Silva, possui ensino superior completo em pedagogia, atualmente ela leciona para alunos da 1ª a 4ª série do ensino regular na Escola Professora Olivia Alegri, na Cidade de Caçapava, Estado de São Paulo.
OBJETIVOS
Refletir sobre as relações de aprendizado existentes na sala de aula, utilizando os conhecimentos aprendidos nas aulas de Filosofia da Educação.
ELABORAÇÃO DO ROTEIRO DA ENTREVISTA
Para você o que é ensinar?
Ensinar é simplesmente uma troca de conhecimento, a relação professora e aluno vai muito além da sala de aula e do conteúdo imposto a ser ensinado, temos que levar em consideração o papel social do professor e da escola, conhecendo toda interação social do aluno, partindo dessa premissa posso afirmar que sim, é papel do professor transformar a sala de aula em um espaço para reflexão, um espaço privilegiado para pensar, isso é ensinar.
Como você escolhe seus procedimentos de ensino?
Procuro sempre ensinar através das discussões, da “provocação”, do debate, sempre compreendendo que a educação é um processo de ambas as partes, tanto professor, como aluno.
Você se baseia em algum teórico? Qual? Como?
Sim, me baseio muito em Paulo Freire, nosso patrono da educação, através de um ensino democrático, com a participação de todos, anulando todo e qualquer autoritarismo dentro da sala de aula.
CONCLUSÃO
É necessário que o professor obtenha conhecimento das condições sociais, culturais, econômicas dos alunos, suas famílias e em todo seu entorno, partindo da premissa de que no processo de aprendizagem o bem-estar social do aluno é base fundamental para que eles obtenham resultados satisfatórios. Logo, a interação democrática dentro da sala de aula é um fator imprescindível, pois essa “troca” entre professor e aluno, favorece ao professor conhecer o seu aluno, e em cima disso planejar suas aulas, despertando nos alunos interesse em aprender o conteúdo apresentado.
REFERÊNCIAS
Referências das aulas e conteúdo online da disciplina de Filosofia da Educação.
...