A Filosofia da Educação
Por: simone7silva • 20/5/2021 • Trabalho acadêmico • 270 Palavras (2 Páginas) • 176 Visualizações
Luz do Cais
Renato Braz
Quem deseja ser do céu¹
Não vacila frente ao mar²
Pula o cerco
Visa o cais
Corre em busca do mais³
Não se cansa
Não retrai
Não no instante em que cai
Quem precisa ter nas mãos
O direito de escolher
Sente o vento 4
Livra o olhar
Deixa o amor derivar
Não balança
Não se trai
Segue a trilha que vai
Bem no instante em que cai
¹ Para sair da posição de menoridade em que nos encontramos por não usar nossa autonomia como deveríamos, por covardia e até mesmo por comodismo, já que nos orientamos por razões de outrem, dando origem a tutores que nos dizem o que é certo ou errado a fazer.
²Temos que ter coragem e ousadia para pensarmos por nós mesmo de acordo com o esclarecimento que adquirimos quando saímos do comodismo e nos desprendemos dos tutores que nos orientavam como agir; nos avaliamos de forma racional.
³Portanto, quando abandonamos o comodismo e nós lançamos em busca de conhecimento, ficamos mais esclarecidos e mais livres sobre que diretriz a seguir, mas em alguns casos podemos raciocinar, mas deve-se obedecer. Por conseguinte, o uso que um professor empregado faz de sua razão diante de sua comunidade é unicamente um uso privado, porque é sempre um uso doméstico. Vivemos em sociedade, onde tudo nos é lícito, mais de acordo com as regras de boa convivência nem tudo me convém.
4 A liberdade que ao mesmo tempo é ilusória pois ainda temos regras a seguir e nem sempre concordamos com elas A partir do momento em que temos esclarecimentos e já raciocinamos por conta própria nos tornamos livres de opiniões que nos foram impostas, e que já não nos amedronta mais.
...