A Filosofia da Educação
Por: Milena Prado • 8/9/2019 • Resenha • 655 Palavras (3 Páginas) • 155 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO: LICENCIATURA EM LETRAS – LÍNGUA PORTUGUESA
DISCIPLINA: FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
PROFESSOR (A): MARIZA ALVES BRAGA
ALUNO (A): MILENA CAROLINA DO PRADO
DATA: 25/10/2018
DADOS DA ENTREVISTA:
Escola Estadual Cecília Meireles
Professora: Aline da Silva
Série: 2º ano (Ensino Fundamental)
- O QUE É ENSINAR?
Para mim, ensinar é mais do que apenas transmitir conhecimento aos meus alunos. É a cada dia apresentar para eles um mundo diferente, apresentar novas ideias e pensamentos, facilitar o processo de aprendizagem de cada um. Como dizia Paulo Freire: “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a produção ou a sua construção”. “Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender”. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia - Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996 (Coleção Leitura).
- COMO VOCÊ ESCOLHE SEUS PROCEDIMENTOS DE ENSINO?
No começo de cada período letivo eu elaboro como serão minhas aulas levando em conta vários fatores como a faixa etária dos alunos, o conteúdo que deverá ser repassado, o prazo estabelecido, os materiais que eu terei disponível, dentre outros fatores.
- VOCÊ SE BASEIA EM ALGUM TEÓRICO? QUAL? COMO?
Sim, gosto muito das ideias de vários teóricos. Já citei o Paulo Freire, ele é uma grande referência. Outro que admiro bastante também é o Jean Piaget. Ele fala que deveríamos focar na formação de homens e mulheres que são capazes de fazer coisas novas, e não simplesmente de repetir o que outras gerações fizeram; homens e mulheres que são criativos, inventivos e descobridores, que podem ser críticos, verificar, e não aceitar, tudo que lhes é oferecido. É nisso que penso quando estou lecionando, tento passar o conhecimento pensando em cada um individualmente e tendo a esperança de que levarão tudo o que aprendem para o resto da vida.
RELATÓRIO:
No dia 09/10/2018 (terça-feira) eu fui até a Escola Estadual Cecília Meireles para observar um pouco da aula da professora Aline. Observei durante cerca de uma hora e meia, das 13:00 ás 14:30 hrs. Ao chegar na sala a professora já havia feito a chamada e me apresentou para os alunos dizendo qual era o objetivo da minha visita. Logo após ela deu início a sua aula colocando o assunto no quadro - Vogais e Consoantes. Ela começou introduzir um pouco sobre o assunto e então leu a história “No reino das letras felizes” da autora Heck. Ela contou de maneira lúdica e criativa, usando algumas letras de plástico que estavam expostas na sala. Logo em seguida ela perguntou o que os alunos acharam da história enquanto escrevia o alfabeto no quadro, destacando todas as vogais. Depois escreveu o nome de alguns alunos e algumas palavras aleatórias para exemplificar. Então ela começou a explicar a matéria de uma forma muito leve e divertida, a todo momento ela inseria os alunos na explicação, usando exemplos do dia a dia e fazendo perguntas para confirmar o entendimento individual de cada um. Ao final da explicação ela propôs um para casa onde um grupo de crianças trariam recortes de palavras que começassem com as vogais e o outro grupo palavras com consoantes. Em seguida ela tirou algumas dúvidas que surgiram e deixou que os alunos conversassem um pouco sobre o conteúdo. Então ela disse que continuariam no dia seguinte e deu início a outra matéria.
...