A Filosofia na história da cultura ocidental
Por: Geovana Vilaverde • 15/11/2017 • Resenha • 268 Palavras (2 Páginas) • 349 Visualizações
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
Filosofia da Administração
Maurício Castanheira
Geovana Vera da Silva Vilaverde
A filosofia na história da cultura ocidental
A filosofia ocidental se refere ao pensamento filosófico da civilização ocidental. Teve seu início com o pensamento dos povos primitivos.
Na Idade Antiga o mundo grego sofreu uma reviravolta socioeconômica. A cultura agrária e aristocrática que reunia cidades-estados não formava um país.
Havia uma indústria artesanal e a nova classe trabalhadora questionava a monarquia. Havia a busca por igualdade dos homens perante a lei e direito de participação nas decisões políticas. A Grécia se tornou uma democracia direta e nasceu a figura de cidadão.
A filosofia clássica foi a mãe das ciências. O Período Clássico é marcado pelos filósofos mais famosos. Platão e a alegoria da caverna, Sócrates e Aristóteles. O período tinha o foco no homem, na liberdade e igualdade. A crença religiosa era politeísta. A discussão política levava em conta o público e o privado.
A Idade Média é tida como um período obscuro. Nesse período o monoteísmo era dominante e o foco era no cristianismo e em Deus. Nessa época temos os trabalhos filosóficos de St Agostinho e Sto Tomas de Aquino. Em relação à Idade Antiga tem-se o Renascimento quando acontecem as revoluções francesa e industrial e também o iluminismo.
Era Moderna trata-se de um período nacionalista o foco é no Estado e o atéismo cresce. Baseada na experimentação, a filosofia moderna vem questionar valores relacionados com os seres humanos bem como sua relação com a natureza.
Na era Contemporânea temos a filosofia da desconstrução. A Tecnologia é obsoleta, descartável e miniaturizada com ênfase no consumo.
...