A Holística e Sistêmica
Por: isabellalcarmo • 19/9/2019 • Relatório de pesquisa • 350 Palavras (2 Páginas) • 147 Visualizações
Por muitos anos perdurou, principalmente por conta de ideias platônicas, cristãs e cartesianas a noção de que o ser humano é dual, composto de corpo e alma, duas realidades completamente opostas que não podem realizar nenhuma síntese. Porém o ser humano é um ser indivisível, ou seja, não pode ser entendido por meio de uma análise separada de suas diferentes partes. Essa forma de pensamento se consolidou a partir das novas descobertas científicas a partir do século XX, que causou o surgimento de uma forma mais integrada de estudar e entender a vida, a partir da visão holística.
Apesar de ser parte de um grande sistema, o ser humano é, em sim, uma totalidade composta por várias partes. Nesse sentido, não é possível entendê-lo de forma dual, e este é um dos principais assuntos que dão forma à visão holística. Ela é uma forma de ver a si mesmo e de ver o mundo e todos os seres vivos de uma forma global, como um todo, onde tudo está interligado, onde nada é isolado, tudo pulsa simultaneamente e onde o todo está presente em cada parte.
Além disso, uma outra forma de compreender o mundo surgiu a partir da visão sistêmica, que, apesar de possuir características bem parecidas com a visão holística, possui certas diferenças. Esta é definida pela capacidade de ver o todo por um cenário completo, analisando separadamente todos os agentes e situações que o compõe. É uma forma mais racional, científica e lógica que busca entender por partes, restringindo e analisando as singularidades para entender o produto final. Ao contrário da holística, como podemos perceber, que é mais intuitiva, sensível, imediata e integradora, que não restringe ou analisa em partes.
Todavia, o holismo e a visão sistêmica significam a superação da visão de mundo que vinha predominando nos últimos séculos, que não enxerga a realidade como uma soma de partes. Em um tempo em que tudo está passando por mudanças rápidas é essencial adquirir uma visão ampliada e um entendimento melhor do mundo, para não ficarmos presos e limitados a pensamentos retrógrados e visões apoiadas e perdidas no passado.
...