TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sist. Operações De Rh

Monografias: Sist. Operações De Rh. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  2.234 Palavras (9 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 9

Sistemas para Operações de Recursos Humanos

O Setor de Departamento de pessoal é parte integrante da estrutura organizacional de praticamente todas as empresas, exceto apenas aquelas de porte muito pequeno. Nesses casos, quase sempre a rotina do setor de departamento de pessoal é executada pelo funcionário responsável por diversas áreas. Em todos os outros casos, o setor de departamento de pessoal é imprescindível para o bom funcionamento dos negócios. A admissão de funcionários, controle de presença, treinamento e orientação, compensação, desligamento, e entre outras funções, São funções básicas executadas para o andamento das atividades de uma empresa.

A atividade de admissão executada pelo setor de administração de pessoal envolve todo o processo de avaliação de necessidade (abertura de vagas), desenvolvimento junto ao setor envolvido do perfil de trabalhador procurado, formas de divulgação da vaga, recepção, avaliação e seleção de candidatos. Outra rotina do setor de recursos humanos é a relativa ao controle de frequência, chamado usualmente de compensação de pessoal. Cabe ao setor efetuar o controle de frequência, calcular os salários, impostos, benefícios e outros adicionais previstos em contrato e legislação e efetuar o pagamento desses valores. Essa atividade está ligada à administração de financeiro ou contábil da empresa. Envolve contínua atualização quanto a leis trabalhistas e outras específicas.

O departamento de pessoal necessita estar constantemente a par de modificações ocorridas na área e informar e efetuar as mudanças necessárias com agilidade e precisão. O processo de desligamento de funcionários da empresa. A rotina envolvida nessa atividade inclui os procedimentos estabelecidos em lei, incluindo cálculo de valores, representação da empresa junto à aos vários órgãos da Justiça do Trabalho ou a sindicatos, entre outros.

O moderno setor de administração de pessoal também tem a importante função de treinar e orientar a força de trabalho na empresa. Isso envolve desde atividades básicas de treinamento para a função, passando por aperfeiçoamento ou revisão de conhecimentos de interesse da empresa ou setores da empresa, até o estabelecimento de programas de educação continuada e especializada para funcionários.

Qualquer rotina de administração de pessoal, em suas várias atividades e atribuições, envolve extensa e complexa legislação. Os funcionários do setor devem se manter constantemente atualizados e informados. Essa atualização pode ser em rotinas usuais, como admissão e desligamento, por exemplo. Mas também podem ser feitas para temas específicos, como participação de empregados em resultados da empresa, novas técnicas de avaliação de candidatos, legislação de contratos terceirizados e outros inúmeros assuntos.

As rotinas do departamento de pessoal da empresa possui a Rotina de Admissão, Rotina de Permanência e Rotina de desligamento.

1. Rotinas de Admissão (Recrutamento e Seleção).

O processo admissional, inicia-se com o recrutamento e seleção de pessoas, para um determinado cargo. A entrevista é um método de seleção bastante eficaz, mas existe a necessidade de uma boa preparação antes de marcar a entrevista. O cargo disponível é descrito, isto é, o título do cargo sempre está explícito para ajudar o candidato a ter uma noção geral da finalidade do cargo e das tarefas essenciais.

É importante discutir o perfil do cargo com a equipe e verificar a oportunidade de reavaliá-lo, talvez redefinindo as atribuições e agregando as tarefas a outro cargo. As funções são bem especificadas, a empresa tem um retrato daquilo que o cargo compreende e analisa o que uma pessoa precisa ter para desempenhar eficientemente esse trabalho, ou até mesmo imagina o candidato ideal para a vaga. Existem critérios importantes para serem analisados, ou seja, há critérios essenciais e critérios desejáveis de acordo com o cargo a ser ocupado. Alguns critérios que podem ser observados numa seleção é a formação, experiência de trabalho, habilidades em informática, habilidades em comunicação, habilidades em negociação e viagens.

 Exame médico:

O exame médico admissional previsto no Artigo 168 da CLT - Consolidação das Leis do Trabalho, e regulamentado pela Norma Regulamentadora nº 7 - Ministério do Trabalho e Emprego, é obrigatório e integra o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional. Esse exame tem por finalidade verificar se o funcionário está apto a desempenhar suas funções. Após sua realização, é emitido um Atestado Médico de Capacidade

O exame médico é custeado pela empresa.

 Documentos necessários:

Na fase de admissão devem iniciar pela solicitação dos devidos documentos:

• Carteira de Trabalho (CTPS);

• Cédula de Identidade (RG);

• Título de eleitor (Obrigatório para candidatos a partir de 18 anos);

• Certificado de reservista (Obrigatório para candidatos do sexo masculino com 18 anos ou mais);

• C.P. F;

• Atestado de saúde ocupacional (admissional);

• Foto 3x4;

• Certidão de casamento;

• Certidão de nascimento de filhos até 14 anos ou inválidos de qualquer idade, necessários para pagamento do salário família e dedução do imposto de renda;

Para filhos até de seis anos de idade o empregado deverá apresentar, no mês de novembro o atestado de vacinação ou documento equivalente;

• Para filhos a partir de sete anos, comprovante de frequência escolar nos meses de maio e novembro. Caso filho inválido, apresentar atestado de invalidez.

O Departamento De Pessoal ou RH, não pode reter nenhum documento de identificação pessoal do empregado, ainda que esse seja apresentado em forma de fotocópia. A empresa necessitando dos documentos terá o prazo de cinco dias para retirar os dados necessários e devolvê-los aos empregados.

O empregado é registrado no momento em que passar a prestar serviço à empresa. Não existe prazo de tolerância para o registro. O registro pode ser feito em livros, fichas, sistema eletrônico ou informatizado que utilize sistema magnético ou ótico (neste caso fazer o memorial descritivo e protocolado junto a SRT - Superintendência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com