A INTERDEPENDENCE DA PÓS GUERRA
Por: Alynne Gonçalves • 13/9/2018 • Relatório de pesquisa • 1.250 Palavras (5 Páginas) • 144 Visualizações
[pic 1]
CENTRO INTEGRADO DE ENSINO
TRABALHO DE SOCIOLOGIA: GLOBALIZAÇÃO
Professor: Janailson
Aluna: Mel Trevisan Soares Magalhães
Turma: 2 ano B
Rondonópolis, MT
2018
SÚMARIO
1. INTRODUÇÃO...........................................................................................................3
2. CONTEXTUALIZAÇÃO.............................................................................................4
2.1 INTERDEPENDENCIA DA PÓS GUERRA.............................................................4
2.2 DOMINAÇÃO ECONOMICADOS EUA..................................................................5
3. CAUSAS DA GLOBALIZAÇÃO................................................................................5
3.1 GRANDES CORPORAÇÕES....................................................................................6
4. LIBERDADE DE COMERCIO....................................................................................6
4.1 PROTECIONISMO.....................................................................................................7
5. FORMAÇÃO DOS BLOCOS ECONOMICOS...........................................................7
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................................9
1. INTRODUÇÃO
A Globalização é a junção econômica, social, política e cultural das nações em torno do mundo, que permiti uma maior conexão entre pontos distintos do planeta, fazendo com que compartilhem características em comum. Mas o ponto principal é a integração de mercado entra os países, e nesse trabalho será apontado vários aspectos como a pós guerra, a dominação econômica dos EUA, a formação dos blocos econômicos entre outros assuntos relacionados a esse tema.
2. CONTEXTUALIZAÇÃO
Esse processo começou através das Descobertas Marítimas e das Grandes Navegações, no século XV e XVI, na qual os europeus entraram em contato com outros povos, passando a desenvolver uma relação comercial e cultural.
Depois da queda do socialismo, o neoliberalismo impulsionou no processo da Globalização econômica, na qual as empresas passaram a buscar novos mercados consumidores, passaram a utilizar recursos tecnológicos tornando os valores dos produtos mais baratos e estabelecendo um contato comercial rápido e eficaz. Sendo assim caracterizada pelo barateamento de produtos, produzindo suas mercadorias em vários países.
2.1 INTERDEPENDENCIA DA PÓS GUERRA
Após o fim da Guerra Fria, o sistema internacional se desintegrou dando lugar a uma nova ordem mundial. Essa mudança trouxe muitas incertezas em relação aos Estados. Alguns aspectos ficaram claros desde o início: com o fim da bipolaridade, as organizações internacionais ganharam maior importância, assim como as iniciativas de cooperação entre os países (entre elas os processos de integração regional); os Estados Unidos se tornou o principal ator do sistema internacional e as relações entre os Estados foram influenciadas pelo fenômeno da globalização.
2.2 DOMINAÇÃO ECONÔMICA DOS EUA
Os Estados Unidos sempre foram defensores da globalização, pois através dela conseguiram alcançar o mundo todo com seus ideais. Mas existem algumas contradições neste ponto. Mesmo sendo a favor da criação de blocos econômicos, os norte-americanos sempre tiveram uma fortíssima política subsidiária e protecionista para todas áreas de sua economia. Ou seja, eles querem que seus produtos alcancem o mundo todo, porém não poupam esforços para que os produtos de outros países entrem em seu território. É algo simples que dá muito certo, mas difícil de ser implantada, pois não é qualquer país que tem o poder dos Estados Unidos nas relações internacionais.
O American Way Of Life se espalhou pelo mundo através das propagandas, a combinação entre meios de comunicação e indústria do entretenimento. Com essa forma econômica, informativa e de divertida alcançaram os quatro cantos do globo, os norte-americanos conseguiram uma generalização de estilos musicais, cinematográficos, de moda, de beleza e de outros aspectos que incentiva o consumo.
3. CAUSAS DA GLOBALIZAÇÃO
- Desenvolvimento das redes de transporte e telecomunicações que possibilitam a transferência rápida de pessoas, informação, bens, serviços e capitais;
- A crescente liberalização dos mercados (abolição das fronteiras);
- Movimentos de integração econômica (EU, ASEAN, NAFTA);
- As empresas transacionais (ETN) com a deslocalização de segmentos do processo produtivo à escala global;
- Criação de organizações econômicas intergovernamentais (BM, FMI, OMC);
3.1 GRANDES CORPORAÇÕES
[pic 2]
4. LIBERDADE DE COMERCIO.
O livre comercio é um modelo de mercado na qual os bens e serviços entre países não é afetado por restrições do Estado. O livre comercio é defendido por liberais e criticado por nacionalistas e socialistas. Há um consenso entre economistas de distintas correntes que o livre-comércio tem um efeito positivo no crescimento econômico. Porém seus críticos acusam o livre-comércio de ser uma ameaça à Soberania das nações. O Protecionismo é a política econômica oposta ao Livre-comércio, que busca restringir o comércio entre os países.
4.1 PROTECIONISMO
Protecionismo é a teoria que propõe um conjunto de medidas econômicas que favorecem as atividades econômicas internas reduzindo o máximo a concorrência estrangeira.
Essa política é oposta ao livre comércio, onde as barreiras governamentais ao comércio e circulação de capitais são mantidas a um mínimo. Nos últimos anos, tornou-se alinhado com a antiglobalização. O termo é usado principalmente no contexto da economia, onde o protecionismo refere-se a políticas ou doutrinas que protegem as empresas e os trabalhadores dentro de um país, restringindo ou regulando o comércio com nações estrangeiras.
...