A Importância, limites e perigos do conhecimento cientifico
Por: 4255554931 • 29/8/2017 • Relatório de pesquisa • 3.508 Palavras (15 Páginas) • 17.992 Visualizações
Índice
Introdução….. ……………………………………………………………………………………………………………………………………….2
Niveis do conhecimento 3
Importancia, limites e perigos do conhecimento cientifico 4
Classificação das ciências segundo augusto comte 5
A busca de uma definição para ciência 6
A questão da verdade 8
Critérios de verdade 9
O erro: causas e remédios 10
causas e remédio……….……...…………………………………………………………………11
CONTINUÍSMO………………………………………..……………………………..…………12
Conclusão………………………..………………………………………………….……………13
Bibliografia………………………………..……….…………………………………….……………………………………………………….14
Introdução
O presente trabalho de disciplina de filosofia tem como tema em destaque ̏̋̏ Niveis do conhecimento ̋ portanto que têve-se como principal fonte de pesquisa do mesmo tema em algos livros bibligraficos.
No pertensente trabalho e também composto com os seus subtemas enquadrados nos elementos do tema em destaque, atpasentando assim os elementos complementares do trabalho no qual a introdução ,conclusão, e abibliografia e o indece.
O tema em destaque têm por objectivo transmitir o conhecimento sobre os nives do conhecimento. Tendo assim encluido o estudo do nivel do desenvolvimento de Classificaão dasciências segundo augustocomte.
Niveis do conhecimento
Senso comum
Também chamado conhecimento popular, e o resultados da experiência quotidiana do ser humano e caracteriza-se por ser: superficial, sensitivo subjectivo, assistemático e acritico.
É o tipo de conhecimento popular que se adquire fora dos macanismo sistematizados, como, por exemplo, o conhecimento que os camponeses têm sobre a época de sementeira, sem terem apredido na escola.
Conhecimento cientifico
O que é a ciência? Qual é o objectivo da ciência? O que possibilidade a existência da ciência? Em geral, a ciência é entendida como uma organização de conhecimento e de resultado que são aceites universalmente, visto que podem ser verificados, e por se tratar de um conhecimento submetido a métodos.
A ciência é o conjunto de conhecimentos socialmente adquiridos ou produzidos, historicamente acumulados, dotados de universalmente e objectividade, que permite a sua trnsmissão,e estruturados com métodos, teorias e linguagens próprias, que visam compreender e, possivelmente, orientar a Natureza e as actividades humanas. Tem as seguintes caracteristicas: real (factual), contingente, sistemático, verificável e falivel.
A actividade cientifica depende dos investigadores, que são individuos que vivem numa determinada sociendade, com os seus valores culturais, politicas e religiosos; dos métodos, das técnicas e dos meios de comunicação de que a sociendade dispões numa determinada época. É destes cientista investigadores que dependem os resultados da actividadde cientifica.por isso, a ciência não é um conhecimento espontâneo da realidade, como é o conhecimento do senso comum; não é uma colecção de leis, um catálogo de factos não relacionados. De acordo com Einstein, a ciência é uma criação do espirito, com ideias e conceitos livremente inventados; é um processo de apreensão da realidade por meio das nossas contruções teóricas.
A ciência sistematizada surge por volta do séculos:XXl, por obra de Galileu, innentor do telescópio e da luneta óptica e introdutor do método experimental, o qual é constituido por quadro etapas, a saber: observação, formulação de hipóteses, experimentação e conclusão. A ciência precisa de instrumentos e teorias organizadas e aperfeiçoadas para poder atingie verdades universalmente válidas. O conhecimento cientifico procura alcançar um quadro ordenado e explicativos dos fenómenos do mundo fisico e do mundo humano ( que são quadros de interpretação e de previsão ), de modo a poder responder a dois tipos de exigência:compabilidade a nivel da razão e acordo com a realidade. A possibilidade de previsão rigorosa caracteriza, portanto, o conhecimento cientifico ( o que não acontece com o conhecimentto comum).
A ciência é particularidade e precisa, objectiva e rigorosa. Para ser precisa e rigorosa, a ciência não pode depender de problema de ordem afectiva ( não provem de sentimentos) e deve caminhar no sentido de uma abstracção crescente. Portento o conhecimento cientifico é um tipo de conhecimento certo e racional que investiga a natureza das coisas ou as suas condições de existência. Baseia-se na investigação metódica das leis dos fenómenos.
O conhecimento cientifico aparece como um tipo de saber que pretende ser verdadeiro e universal e é susceptivel de sofrer experimentações. A ciência só aceita como verdadeiro o que pertence a uma adas duas ordens seguintes: o enuciado logicamente demonstrado; o que está constatado pela experiênia com todas as garantias de verificabilidade ( pode verificar-se).
Importancia, limites e perigos do conhecimento cientifico
Não há dúvida açguma de que avançco da tecnologia, resulta do conhecimento e da investigação cientifica, pçroporciona melhoresn condições de vida aos homens. Por exemplo, o avanço da medicina ajuda a diminuir a dor homans; os curativos que pareciam a impossiveis tornaram-se, hoje, comuns portanto, atecnologia contribui para a melhoria das condições de vida. Todavia, a ciência mostrou ao longo do tempo, que nerm sempre é favorável ao Homem a fé progresso vacilou com a segunda guerra mundial.
O avanço do industrislismo contribuu para a degradação do meio ambiente, verificando-se hoje, o esgotamento dos recursos não renováveis e um aumento do tamanho do buraco na camada DE ozono. Os autores lyon e Fukuyama e muitos pensadores do nosso tempo concordam com esta constação e apelam á exploração racional dos recursos que a terra nos dá.
Além dos problemas ambientais, a tecnologia pode originar problemas de saúde (na relação dos homens comas máquinas) e de desemprego (com a substuição da mão-de-obra humana pelas máquinas), entre muitos outros.
...