A Introdução à Filosofia
Por: Geysianne Couto • 3/4/2021 • Trabalho acadêmico • 440 Palavras (2 Páginas) • 253 Visualizações
Cap. 4, q. 4: Qual o sentido do dualismo platônico?
O sentido consiste em que Platão acreditava na relação que a teoria das ideias poderia existir entre dois mundos: o inteligível (ideias), aquele que na qual encontra-se a perfeição da realidade ideal e o sensível (sentidos), aquele que os sentidos podem ser captados, a realidade em constante mudança, material e física; Não é real, mas um espelho imperfeito do mundo das ideias.
Cap. 5, q. 1: Qual o sentido da crítica de Aristóteles à teoria das ideias de Platão?
Consiste na rejeição do dualismo, onde Aristóteles aponta a dificuldade de se explicar a relação entre o mundo inteligível e sensível, na qual pode se considerar um paradoxo. Ou seja, as teorias são excessivamente idealistas e não atribuídas pela a vivência/experiência, de modo que não seriam capazes, segundo Aristóteles, de retratar a realidade dos fenômenos humanos, se limitando a retratar uma visão racionalizada e falsa das coisas.
Cap. 6, q. 4: Como se pode entender a importância da ética no período helenístico?
O conhecimento produzido pela ciência do helenismo se desenvolveu em diferentes direções: matemática, geometria, astronomia e geografia. Os filósofos helenistas estavam preocupados com a ética (regras da condução de vida), busca pela felicidade individual e imperturbabilidade. Defendem uma compreensão do Helenismo que é ligada aos valores e princípios, conforme personificados e transmitidos pelo mito helênico, pela filosofia, pela poesia e pela arte helênicas.
Cap. 1, q. 5: Qual a principal característica da escola jônica, considerada decisiva para o desenvolvimento do pensamento filosófico-científico?
A escola jônica tem como principal característica o naturalismo, pois tenta buscar uma explicação do mundo natural.
Cap. 2, q. 4: Quais os principais argumentos de Parmênides e dos monistas contra Heráclito e os mobilistas? Como você avalia esses argumentos?
Parmênides se preocupava com a questão do fundamento do ser, ele desenvolveu a realidade da aparência, e a única realidade é o ser, único, imutável, infinito, imóvel. Sua preocupação está na “unidade”, diferente, em comparação com Heráclito que em sua investigação estava à questão da “multiplicidade’. Parmênides diz que toda vida é uma constante transformação. A realidade é conflito, e ainda, é uma harmonia do contrário distinguindo a realidade de aparência.
Portanto Parmênides defendia uma doutrina da existência de uma realidade única, enquanto, Heráclito foi o principal representante do mobilismo, que dizia que a concepção segundo a qual a realidade natural se caracteriza pelo movimento, todas as coisas têm um fluxo.
Cap. 3, q. 9: O que significa a maiêutica socrática?
Método de investigação do conhecimento entre duas pessoas ou mais, perguntas e respostas, induzindo os interlocutores buscarem mentalmente a verdade, como isso fazendo com que o diálogo seja uma forma de aprendizado e reflexão.
...