A LUZ TREVAS E MÉTODOS CIENTÍFICOS
Por: MaykeRegina • 24/2/2019 • Trabalho acadêmico • 729 Palavras (3 Páginas) • 472 Visualizações
LUZ TREVAS E O MÉTODO CIENTÍFICO
Elaborado por Leopoldo de Meis, traz para reflexão, a descoberta e a evolução da ciência, na tentativa de buscar conhecimentos tecnológicos científicos e o que ela significa para a humanidade.
Desde muito tempo há aproximadamente 200mil anos A.C. na era dos Homo sapiens, já tentava-se entender a natureza e o universo. Mas não foi já de início que se falava em ciência.
A primeira tentativa passava pelo sobrenatural, onde um curandeiro chamado “Xamã”, acreditava-se que tinha o poder de cura e que possuía poderes inquestionáveis. Acreditava-se no sobrenatural, esquecendo a teoria filosófica que acreditava na divindade, nos deuses.
Deuses esses da Grécia antiga, afirmavam que tinham poderes, como Zeus que enviava raios de forma a pensar que eram castigos. E assim várias civilizações criaram um tipo de pensamento religioso.
Outra forma de pensar, era o “funciona ou não funciona”, artesãos que criaram materiais para a caça e utensílios para armazenar grãos e sementes. Para eles não importava o por que das coisas, mas sim se funcionava. Acredita-se que a partir desta era, é que foram criados artes, músicas e dança, chamadas de manifestações.
Nesta época a religião já era muito evidente com pensamentos práticos do divino. E apesar dos filósofos Platão, Aristoteles e Socrates defenderem a lógica e a observação da natureza. No século IV o Cristianismo trouxe a religião como a principal explicação de muitas coisas.
Mas foi nessa era que a Europa passa pela época mais sombria de todas, onde a fome, a peste e a morte se tornam muito presente na humanidade. Chamada de a “Era das trevas”, acreditava-se fortemente, de que as doenças eram castigos enviados para os pecadores assim chamados, eram acusados de todos os males que apresentavam e a igreja com sua intolerância condenava e torturava todos esses pecadores. Sendo a maioria deles, mulheres que eram tratadas com inferioridade. Perseguidas e maltratadas, eram condenadas quando mais velhas, chamadas de bruxas e queimadas vivas.
Em 1240 Roger Bacon, um Franciscano que escreveu 3 livros, defendia a ideia de observação. Buscou apoio em Roma, enviando seus livros que eram resultados de suas observações. Mas a igreja ainda não aceitava essa ideia e Bacon foi condenado.
Mesmo com a igreja defendendo suas opiniões do Cristianismo, e fechando as academias criadas para experimentos e conhecimentos, dizendo que eram ideias de bruxarias. Os defensores da observação e ciência continuaram tentando, evoluindo suas ideias sobre a natureza e a terra. E assim a evolução do método cientifico foi tomando espaço, criando máquinas, como as de locomoção, o que levou mais ainda a evolução da humanidade.
Mesmo sem saber ao certo o que é ciência, ela trouxe a humanidade a evolução e oportunidade de descobrir e inventar, diminuiu a fome e aumentou a expectativa de vida. Diferentemente do humanismo, que traz o pensar iluminista. Buscam novas formas de se pensar, mas para entender o pensamento iluminista, é necessário a educação.
Napoleão denominado Herói, assim pelos pensadores, trouxe para humanidade, guerra e fome. A humanidade vivia então a “Classe operaria”, onde sua jornada de trabalho eram de até 17hrs e atos de violência era muito presentes nesses operários, causando condições
...