A Lógica Filosofia
Por: julia.fernanda • 26/7/2019 • Tese • 300 Palavras (2 Páginas) • 203 Visualizações
Termos, premissas, proposição e suas negações
A lógica tem como objeto de estudo a proposição (a atribuição de um predicado a um sujeito). A sequência de proposições é um raciocínio. As proposições são formadas por termos.
Quando afirmamos que “Maria é baixa”, essa proposição é a atribuição do predicado “baixa” ao sujeito “Maria”. Para Aristóteles, os termos podem ser divididos em dez categorias: substância, quantidade, qualidade, relação, lugar, tempo, posição, posse, ação e paixão (passividade).
As categorias possuem outras classificações. A partir da qualidade, as proposições podem ser afirmativas ou negativas. E na quantidade, as proposições podem ser: universais, particulares e singulares.
As proposições podem ser classificadas pela modalidade, sendo necessárias, não necessárias e possíveis. Há também uma classificação das proposições a partir da relação. E está de acordo com os três princípios lógicos: o princípio de identidade, o da não contradição e o do terceiro excluído. O princípio de identidade determina que uma proposição é sempre igual a ela (A=A). O princípio da não contradição afirma que uma proposição não pode, ao mesmo tempo, ser falsa e verdadeira. O princípio do terceiro excluído afirma que ou uma proposição é apenas verdadeira ou é falsa.
Temos as preposições contraditórias: “Toda Maria é baixa” e depois “Alguma Maria não é baixa”. As contrárias: “Toda Maria é baixa” e “Nenhuma Maria é baixa”. E também as subalternas: “Toda Maria é baixa” e “Alguma Maria é baixa”.
Silogismo
Após essas relações, Aristóteles pensou numa forma adequada de raciocinar: o silogismo, concluí algo de proposições anteriores. O exemplo clássico é:
Todo homem é mortal.
Sócrates é homem.
Logo, Sócrates é mortal.
É formado por três proposições: premissa maior, premissa menor e conclusão:
Premissa maior: Termo médio e Predicado.
Premissa menor: Sujeito e Termo médio.
Conclusão: Sujeito e Predicado.
Outros exemplos:
Todos os brasileiros são sul-americanos.
Carlos é brasileiro.
Logo, Carlos é sul-americano.
Todo estudante é inteligente.
Camila é estudante.
Logo, Camila é inteligente.
Conclusão
Referências
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/filosofia/logica.htm
https://www.infoescola.com/filosofia/silogismo/
https://brasilescola.uol.com.br/filosofia/figuras-silogismo-algumas-regras-para-seu-entendimento.htm
...