A Manipulação da Mensagem Através dos Meios de Comunicação Social
Por: Lucas Ongaro Arcie • 20/8/2023 • Monografia • 12.971 Palavras (52 Páginas) • 63 Visualizações
Centro Universitário Campos de Andrade
deyvison lucas ongaro arcie
a manipulação da mensagem através dos meios de comunicação social
Curitiba
2015
Centro Universitário Campos de Andrade
deyvison lucas ongaro arcie
a manipulação da mensagem através dos meios de comunicação social
Monografia apresentada como requisito parcial à conclusão do curso de Filosofia, do Centro Universitário Campos de Andrade – UNIANDRADE
Orientador: Prof. Ms. Maurício Iacobacci
Curitiba
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 8
1 O QUE É IDEOLOGIA? 9
1.1 INTRODUÇÃO 9
1.2 UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA 9
1.2.1 Ideologia para Destutt de Tracy 9
1.2.2 Ideologia segundo Napoleão Bonaparte 10
1.2.3 Ideologia segundo o espírito positivista 11
1.2.4 Ideologia segundo a sociologia de Durkheim 12
1.2.5 Ideologia segundo o Marxismo 13
1.2.6 Ideologia pós Marxismo 15
1.2.7 Ideologia segundo a Teorias Crítica 16
2 Motivos pelos quais os meios de comunicação são ideológicos ...............................................................................................................................18
2.1 Qual a influência dos meios de comunicação na vida dos brasileiros? 18
2.2 Os meios de comunicação de massa 20
2.3 Os meios de comunicação como indústria cultural 23
2.4 O Monopólio dos meios de comunicação 26
3 Técnicas de Manipulação 28
3.1 Um olhar ao passado 28
3.2 Técnicas de Manipulação nos meios de comunicação de massa .............................................................................................................................29
CONsiderações finais 38
REFERêNCIAS 39
DEYVISON LUCAS ONGARO ARCIE
A MANIPULAÇÃO DA MENSAGEM ATRAVÉS DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Curso de Graduação em Filosofia, do Centro Universitário Campos de Andrade, como requisitos parciais à obtenção do título de Licenciado em Filosofia.
COMISSÃO EXAMINADORA
______________________________________________________________
Prof. Ms. Maurício Iacobacci– Professor Orientador
Centro Universitário Campos de Andrade
______________________________________________________________
Prof. ___________ – Professor Avaliador
Centro Universitário Campos de Andrade
______________________________________________________________
Prof. ___________ – Professor Avaliador
Centro Universitário Campos de Andrade
Curitiba, 30 de novembro de 2015
“Dois prisioneiros cujas celas são adjacentes comunicam-se entre si batendo na parede. A parede é aquilo que os separa, mas também é o meio de comunicação. É a mesma coisa conosco e Deus. Cada separação é um vínculo. ” (Simone Weil)
AGRADECIMENTOS
Agradeço a Deus por seu amor misericordioso e incondicional, sempre me guiando e me resgatando dos maus caminhos para trazer-me de novo às veredas da providência, diariamente libertando-me da minha ignorância e conduzindo-me à luz.
Dou graças a todos meus familiares, que sempre foram um exemplo e apoio, de maneira especial aos meus pais, Angelo David Arcie e Maria Liliane Ongaro, que graças ao seu amor trouxeram-me à vida, procurando educar-me com grande empenho e dedicação, não negando nenhum esforço para o meu sustento, formação intelectual, educação na fé e grande apoio à minha vocação. Agradeço também de maneira especial a minha irmã Dayane Maria Ongaro Arcie, que sempre foi minha melhor amiga e companheira nas sendas da vida.
Manifesto gratidão a todos os professores, desde os que me educaram da mais tenra idade e, de maneira especial, os desta faculdade, que ao longo da vida me iluminaram e guiaram neste caminho do conhecimento. Ao meu orientador, Msc. Maurício Iacobacci, que com grande disponibilidade me acompanhou neste caminho e a Msc. Viviane Ongaro, professora de comunicação que ajudou-me emprestando livros e no amadurecimento desta monografia.
Agradeço a todos que influenciaram e me ajudaram no meu caminho vocacional e, acompanhando-me, fizeram o possível para eu cursar esta faculdade, desde as pessoas que rezam pela minha vocação, como os que ajudam economicamente na manutenção desta casa de formação e a todos formadores da arquidiocese de Curitiba. Não posso deixar de citar os padres Legionários que ajudaram-me no despertar, me formaram com muito esmero nos primeiros anos do meu caminho vocacional e acompanharam meu discernimento vocacional. Também agradeço aos freis dominicanos da Paróquia Santo Antônio do Boa Vista que me ajudaram com seu exemplo, cada dia aguçando mais meu espírito crítico da sociedade, o que foi de grande importância para a elaboração deste trabalho.
...