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A Metafísica De Aristóteles

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Por:   •  17/9/2014  •  3.002 Palavras (13 Páginas)  •  263 Visualizações

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A metafisica de Aristóteles

Diferença entre Aristóteles e seus predecessores

Embora a ontologia ou metafísica tenha começado com Parmênides e Platão,

costuma-se atribuir seu nascimento a Aristóteles por três motivos principais:

1. diferentemente de seus dois predecessores, Aristóteles não julga o mundo das

coisas sensíveis, ou a Natureza, um mundo aparente e ilusório. Pelo contrário, é

um mundo real e verdadeiro cuja essência é, justamente, a multiplicidade de

seres e a mudança incessante.

Em lugar de afastar a multiplicidade e o devir como ilusões ou sombras do

verdadeiro Ser, Aristóteles afírma que o ser da Natureza existe, é real, que seu

modo próprio de existir é a mudança e que esta não é uma contradição

impensável. É possivel uma ciência teorética verdadeira sobre a Natureza e a

mudança: a física. Mas é preciso, primeiro, demonstrar que o objeto da física é

um ser real e verdadeiro e isso é tarefa da Filosofía Primeira ou da metafísica.

2. diferentemente de seus dois predecessores, Aristóteles considera que a

essência verdadeira das coisas naturais e dos seres humanos e de suas ações não

está no mundo inteligível, separado do mundo sensível, onde as coisas físicas ou

naturais existem e onde vivemos. As essências, diz Aristóteles, estão nas próprias

coisas, nos próprios homens, nas próprias ações e é tarefa da Filosofía conhecêlas

ali mesmo onde existem e acontecem.

Como conhecê-las? Partindo da sensação até alcançar a intelecção. A essência de

um ser ou de uma ação é conhecida pelo pensamento, que capta as propriedades

internas desse ser ou dessa ação, sem as quais ele ou ela não seriam o que são. A

metafísica não precisa abandonar este mundo, mas, ao contrário, é o

conhecimento da essência do que existe em nosso mundo. O que distingue a

ontologia ou metafísica dos outros saberes (isto é, das ciências e das técnicas) é o

fato de que nela as verdades primeiras ou os princípios universais e toda e

qualquer realidade são conhecidos direta ou indiretamente pelo pensamento ou

por intuição intelectual, sem passar pela sensação, pela imaginação e pela

memória.

3. ao se dedicar à Filosofía Primeira ou metafísica, a Filosofia descobre que há

diferentes tipos ou modalidades de essências ou de ousiai.

Existe a essência dos seres físicos ou naturais (minerais, vegetais, animais,

humanos), cujo modo de ser se caracteriza por nascer, viver, mudar, reproduzirse

e desaparecer - são seres em devir e que existem no devir.

Existe a essência dos seres matemáticos, que não existem em si mesmos, mas

existem como formas das coisas naturais, podendo, porém, ser separados delas

pelo pensamento e ter suas essências conhecidas; são seres que, por essência, não

nascem, não mudam, não se transformam nem perecem, não estando em devir

nem no devir.

Existe a essência dos seres humanos, que compartilham com as coisas físicas o

surgir, o mudar e o desaparecer, compartilhando com as plantas e os animais a

capacidade para se reproduzir, mas distinguindo-se de todos os outros seres por

serem essencialmente racionais, dotados de vontade e de linguagem. Pela razão,

conhecem; pela vontade, agem; pela experiência, criam técnicas e artes. E,

fínalmente, existe a essência de um ser eterno, imutável, imperecível, sempre

idêntico a si mesmo, perfeito, imaterial, conhecido apenas pelo intelecto, que o

conhece como separado de nosso mundo, superior a tudo que existe, e que é o ser

por excelência: o ser dhino.

Se há tão diferentes tipos de essências, se para cada uma delas há uma ciência

(física, biologia, meteorologia, astronomia, psicologia, matemática, ética,

política, etc.), deve haver uma ciência geral, mais ampla, maís universal, anterior

a todas essas, cujo objeto não seja essa ou aquela modalídade de essência, mas a

essência em geral. Trata-se de uma ciência teorética que investiga o que é a

essência e aquilo que faz com que haja essências particulares e diferenciadas.

Essa ciência maís alta, mais ampla, mais universal, que se ocupa com a essência,

que estuda por que há essências e como são as essências investigadas pelas

demais ciências, é a Filosofía Primeira, escreve Aristóteles no primeiro livro da

Metafisiea.

A metafísica aristotélica

Na Metafisiea, Aristóteles afirma que a Filosofia Primeira estuda os primeiros

princípios e as causas primeiras de todas as coisas e investiga "o Ser enquanto

Ser".

Ao definir a ontologia ou metafísica como estudo do "Ser enquanto Ser",

...

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