A Morte ao Rei - O filme
Por: atilamleite • 7/5/2019 • Projeto de pesquisa • 391 Palavras (2 Páginas) • 452 Visualizações
Morte ao Rei – O filme
A história do filme começa no ano de 1645, com o término da devastadora guerra civil, que assim deixou a Inglaterra dividida e em destroços. Os puritanos derrubaram o Rei Charles I, cuja figura representa o Estado, ganhando assim a batalha contra a administração corrupta.
Surgem dois heróis pós-guerra, sendo eles o Lorde General Thomas Fairfaix cuja figura representa a sociedade organizada com atitudes nobres, sendo o ideal do povo. E o General Oliver Cromwel cuja figura representa a alusão ao conceito de sociedade como um sistema de organização inevitavelmente conflituoso, assim retratando uma linha tênue que separa o Estado autoritário e a sociedade organizada, se perdendo entre os ideias puritanos e a tirania do poder absoluto. Ambos tinha a missão de unir e reformar o país, Fairfaix era membro da aristocracia, que almeja uma reforma moderada enquanto Cromwel exige a execução do rei.
Em total desacordo com o comportamento autoritário e intolerante do Rei Charles I, Cromwel e o General Fairfaix juntamente com o parlamento, propõe termos de paz ao monarca. Mas Charles I recusa-se a assinar, em outra reunião com os demais parlamentares, o porta-voz do rei, informou que se o parlamento o colocar de volta ao trono, ele poderá ceder aos termos que fora impostos. Após proposta uma votação Cromwel indigna-se com o apoio da maioria dos puritanos burgueses, e leva o rei a julgamento. Sendo ele condenado e decapitado por traição ao seu próprio reino.
Em 1649, Cromwel proclama a república, assumindo a nação. Porém a república não permaneceu por muito tempo na Inglaterra, pois além de ser mais ditador que Charles I, Cromwel não podia usar como justificativa de seus atos o direito divino dos reis, o que designou uma imagem negativa de seu tipo de governo, fazendo com que a monarquia voltasse ao poder. A revolução de Cromwel, embora curta, mudou o curso da história da Europa. Contudo demoraria cerca de 130 anos até que os franceses cortassem a cabeça de seu rei e desse início a era da política moderna. Desde então, a Inglaterra nunca mais voltou a ser uma república.
...