A Politica No Contexto Sociológico E Filosofico
Casos: A Politica No Contexto Sociológico E Filosofico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Deboramps • 7/8/2014 • 419 Palavras (2 Páginas) • 272 Visualizações
ETEC Getúlio Vargas
A política no contexto histórico e sociológico
Débora Moutinho Pires dos Santos, nº 07
3ºH, ETIM Química
São Paulo
2014
ETEC Getúlio Vargas
A política no contexto histórico e sociológico
Trabalho apresentado a professora Zuleica Tani, à disciplina de filosofia, sob orientação da mesma.
São Paulo
2014
A política no contexto histórico e sociológico
Muito ouvimos falar da política, mas o que é a política? Política, definida pelo dicionário Michaelis, é a arte ou ciência de governar, organizar, direcionar e administrar nações ou Estados, logo ela é toda forma de governo visando manter a ordem de uma sociedade, seja em famílias, empresas, pequenas comunidades ou até mesmo um país.
A política sempre existiu, segundo historiadores desde os primórdios o homem, por extinto, pensava em sua sobrevivência e sabia que não o faria sozinho, logo teria de conviver com outros. Para que isso acontecesse era necessária uma ordem, com isso formaram-se os clãs e com eles seus lideres.
Essa norma se sucedeu até hoje, é possível se concluir que sem organização uma sociedade não poderia existir. Alguns afirmam que essa impossibilidade é dada também à ausência de um governo, outros acreditam que não pela falta do mesmo, mas sim pela política em si, pois sem ordem cada qual seguiria seus conceitos que, por sermos racionais, não seria aceito de bom grado por um individuo com opinião diferente, logo precisamos de ordem para que haja um bem comum.
É possível observar também que muito já se foi pensado e discutido sobre o assunto, vários pensadores com teorias próprias acreditavam em diferentes tipos de política. Platão, por exemplo, não acreditava em uma democracia e sim em uma “sofocracia”, ele acreditava que grande parte da população era desprovida de sabedoria, logo todos deviam ser governados por alguém que tivesse o conhecimento e sabedoria necessário, que não fosse limitado ao trabalho manual. Já para Marx não era preciso “criar” uma nova sociedade e sim modificar a existente, superando o capitalismo, e isso seria feito quando a classe trabalhadora reconhecesse sua força e se revolucionasse.
Se
...