A Primeira Instrução AM
Por: Gustavo Vera • 23/10/2023 • Monografia • 846 Palavras (4 Páginas) • 50 Visualizações
À GLORIA DO G.:A.:D.:U.:
À AUG.: RESP.: LOJ.: SIMB.: EQUIDADE Nº 185
V.: M.:
IIR.: 1º. E 2º. VVIG.:
IR.: PAST MASTER
MESTRES INSTALADOS
MM.: IIR.:
S.:
S.: S.:
Meus Ir.’.
Apresento meu trabalho sobre “ PELO SINAL, PELA BATERIA E PELA ACLAMAÇÃO”
Há certos temas e sinais, uns mais utilizados e outros menos, que apesar de serem usados e repetidos em todas as sessões, ficamos perdidos e sem entender.
Por acanhamento e por ser a Maçonaria ainda um mundo nove e cheio mistérios temos receio de pedir explicações em loja sobre a essência dessas palavras.
Mas com o estudo de alguns artigos e livros já passo a compreender o mínimo. Não tanto quanto o necessário, mas o mínimo para se começar a entender.
Acredito que somente dessa forma podemos iniciar o entendimento sobre SIMBOLOS, SINAIS, PALAVRAS E TAMBEM OS TOQUES.
A Necessidade de estudar e observar tudo que passamos em uma sessão maçônica mostra que o ritual através de seus passos da ritualística tem como objetivo criar uma EGREGORA (designa a força gerada pelo somatório de energias físicas, emocionais e mentais de duas ou mais pessoas, quando se reúnem com qualquer finalidade.
Então fica entendido por esse Aprendiz que desde o momento que chegamos em loja. temos que se desligar de nossos problemas e buscar estar ao máximo em sintonia gerando pensamentos positivos e energia boa. Ficando claro que isso ocorre desde o início do ritual.
PELO SINAL – É utilizada pelo venerável mestre apenas duas vezes numa sessão maçônica. E na minha visão faz você reforçar seu juramento - “EU PREFERIRIA TER A GARGANTA CORTADA A REVELAR OS SEGREDOS QUE ME FORAM CONFIADOS”. Mas antes de tudo o maçom deve estar de pé e a ordem no qual podemos visualizar as ferramentas.
A BATERIA - Um som produzido pelas palmas da mão. O som é forte e emanado elimina os pensamentos negativos e com o poder de deslocar o ar provocando o afastamento do que resta de profano, levado para dentro do templo.
É um som de proteção que alivia as tensões e os pensamentos inconvenientes trazidos por problemas de cada um. A Bateria protege cada irmão de si próprio de suas emoções e paixões, contribuindo para a formação da Egrégora.
Assim a Bateria deve ser executada com plena consciência de sua importância.
Cada irmão ao bater as palmas de suas mãos estará fazendo uma limpeza espiritual de vibrações negativas.
A SAUDAÇÃO - "Huzzé, Huzzé, Huzzé" por constituir uma aclamação, é pronunciada com voz forte. Ela é feita apenas por duas vezes em cada reunião, por ocasião da abertura e do encerramento. Alivia tensões que eventualmente possam ter surgido entre os Irmãos.
Trazemos às Sessões as preocupações de ordem material que podem criar correntes vibratórias que põem obstáculos e restringem nossas percepções.
...