A Revolução Industrial Karl Marx
Resenha: A Revolução Industrial Karl Marx. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pradorodrigo1976 • 31/10/2014 • Resenha • 307 Palavras (2 Páginas) • 831 Visualizações
Séc 19, guerras ,revoluções e quedas de impérios.Revolução industrial Karl Marx foi um revolucionário, cientista social, que marcou a história política com suas ideias humanitárias. Ideias que buscaram promover uma distribuição de renda justa e equilibrada. Suas ideias influenciaram a chamada Revolução Socialista, movida pela metade da população mundial da época.
As teorias de Marx conhecidas coletivamente como marxismo - afirmam que as sociedades humanas progridem através da luta de classes: um conflito entre a classe burguesa que controla a produção e um proletariado que fornece a mão de obra para a produção.
A teoria marxista é, substancialmente, uma crítica radical das sociedades capitalistas. Mas é uma crítica que não se limita a teoria em si. Marx, aliás, se posiciona contra qualquer separação drástica entre teoria e prática, entre pensamento e realidade, porque essas dimensões são abstrações mentais (categorias analíticas) que, no plano concreto, real, integram uma mesma totalidade complexa.
Segundo este o capitalismo era o principal responsável pela desorientação humana. Ele defendia a ideia de que a classe trabalhadora deveria unir-se com o propósito de derrubar os capitalistas e aniquilar de vez a característica abusiva deste sistema que, segundo ele, era o maior responsável pelas crises que se viam cada vez mais intensificadas pelas grandes diferenças sociais.
Karl Marx compreende o trabalho como atividade fundante da humanidade. E o trabalho, sendo a centralidade da atividade humana, se desenvolve socialmente, sendo o homem um ser social.
para se compreender uma sociedade deve-se entender primeiramente sua forma de produção.
CITAR: Musica paralamas do SucessoCapitão de Indústria || Os Paralamas do Sucesso
: / Eu acordo pra trabalhar // Eu durmo pra trabalhar // Eu corro pra trabalhar // Eu não tenho tempo de ter // Tempo livre de ser
“O trabalhador só se sente a vontade no seu tempo de folga, porque o seu trabalho não é voluntário, é imposto, é trabalho forçado.”
...