A Tranquilidade Da Alma
Monografias: A Tranquilidade Da Alma. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: r2Turista • 23/3/2015 • 771 Palavras (4 Páginas) • 384 Visualizações
A Traquilidade da Alma
Descrição:
Ler o texto e identificar as indicações para a conduta humana.
Sêneca começa a desenvolver seus argumentos afirmando que a natureza nos formou com poucas necessidades para sobreviver. Sendo assim, cada um, por si só, pode tornar-se feliz.
A felicidade depende de nós mesmos e não das coisas exteriores – estas não têm poder nenhum sobre o sábio, nem o abatem, nem o orgulham. No entanto, ele não se considera um sábio, pois,se assim o fosse, seria quase um deus.
Amor - Partindo de casos diversos de doentes que possuem humores inconstantes,como os que amam apenas o que abandonam, os que são passivos e sem atitude, os que amiúde mudam de plano, tem-se como resultado um único tipo de doença: o descontentamento de si, que “é uma inconstância, uma agitação perpétua, inevitável, que nasce dos caracteres irresolutos.”
Melancolia - “Queres saber o que aconselho contra esta melancolia? O melhor seria, na opinião de Atenodoro, obrigar-se à atividade, tomando parte nos negócios públicos.”
Riqueza - Além de todos os males oriundos da riqueza serem mais pesados e severos do que outros, não possuir dinheiro é mais tolerável do que perdê-lo; seria engano pensarmos que as pessoas de posse suportariam a pobreza de modo melhor que os pobres: “Não é porque se tem mais cabelos sobre a cabeça que é menos desagradável sentir arrancá-los’.”
Descrição:
Discutir no fórum os seguintes temas (no mínimo dois temas): felicidade, infelicidade, simplicidade, vida social, trabalho e divertimento.
Vida social vs Trabalho.
Quem nunca disse que gostaria de trabalhar menos para poder passar mais tempo com os amigos? Pois é hora de repensar a lógica por trás dessa frase. Uma pesquisa feita pela escola de negócios francesa ESSEC e o U.S National Bureau of Economic Research mostra que mais tempo fora do escritório não significa necessariamente mais vida social.
Segundo a pesquisa, o estudo feito pelos pesquisadores Karine Lamiraud e Henry Saffer analisou o que os franceses fizeram com as horas extras que receberam após uma mudança na legislação trabalhista em 1998 reduzir a semana de trabalho no país de 39 para 35 horas. O resultado? Mais horas de leitura, música, exercício, compras, cuidados com a casa e relaxamento, porém nenhum sinal de vida social mais ativa. Isso foi observado independentemente de gênero, estado civil e presença ou não de filhos.
Na minha opinião, tudo na vida tem que ter um balanceamento, nada em exagero, por mais que estas atividades sejam algo divino. Por exemplo, levar trabalho para casa, diga-se de passagem é uma furada, por mais atrasado que ele esteja, não se deve fazer isso. O seu lar é seu templo de descanço, de lazer, de paz. Tudo que acontece no trabalho fica no trabalho. Obvio que não generalizando, pois haverá vezes que isso será inevitável. O Problema e quando se torna rotineiro.
Descrição:
Assistir
...