A Utopia De Tomás Morus: Sonho Ou Contestação?
Pesquisas Acadêmicas: A Utopia De Tomás Morus: Sonho Ou Contestação?. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: amandarfialho • 15/11/2014 • 254 Palavras (2 Páginas) • 294 Visualizações
A Utopia de Tomás Morus: sonho ou contestação?
A utopiatem como significado ideia de civilização ideal, imaginária, fantástica.Podemos dizer que umacidade ou a um mundo perfeito. Esse termo ‘’utopia’’ foi criado por Thomas More.
A Utopia moreana quer dizer sobre a felicidade não concretizada pelo homem, em lugar algum.Essa crítica moreana se estende a três dimensões da sociedade criticada, a saber: a composição social, o aspecto político e a dimensão econômica. Falando sobre a sociedade da Inglaterra onde estava uma ‘’bagunça’’. Sem liberdade a uma vida cidadã. Onde havia os soberanos que mandavam em toda cidade e na vida das pessoas, tudo o que ele falava era a lei. Com isso tudo Morus só queria demostrar que a felicidade estaria em uma organização da sociedade mais adequada, com mais liberdade.
Freud já acreditava no sonhos, onde ali se manifestavam nossos inúmeros desejos. Os sonhos permanecem no inconsciente e no interior da mente.
Já em Morus a realidade é sempre exterior a mente, onde ele busca a lógica e não a imaginação, ele não acredita que dependa da ação da mente humana. Ele acredita na ação, no agir.
Em Freud a imaginação é reprodutora, uma vez que o sonho não vai além do vivido já em Morus a imaginação é criadora.
Portanto acredito que o pensamento de Morus, é mais ideal do que de Freud, pois precisamos agir, e não ficar só sonhando, em um mundo imaginário, de uma cidade, estado ou país ou quem sabe até vida perfeita pois precisamos agir para isso acontecer.
...