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A Vida E As Obras De Platão

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Por:   •  13/8/2014  •  1.970 Palavras (8 Páginas)  •  509 Visualizações

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A Vida e as Obras de Platão

Enviado por magdas2, out. 2013 | 9 Páginas (2200 Palavras) | 2 Consultas

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Bibliografia de Platão

 Platão nasceu em Atenas, por volta de 427 a.C. século IV e morreu em 347 a.C.

 Foi um dos principais pensadores que influenciou profundamente a filosofia ocidental.

 Suas idéias baseiam-se na diferenciação do mundo entre as coisas sensíveis (inteligência e matéria).

 Sua família era aristocrata, iniciou seus trabalhos filosóficos após estabelecer contato com Sócrates.

 Platão, se torna aluno de Sócrates, que por consequência, Platão torna-se mestre de Aristóteles.

 Em 387 a.C, fundou a Academia, uma escola de filosofia.

 Algumas correntes dúvida da idéias de Platão, visto que Sócrates nunca deixou uma obra escrita, remete a pensar que Platão plagiou os pensamentos de Sócrates.

 Vamos apresentar as obras de Platão nos slides a seguir.

Suas Obras

 Hípias menor, sobre a Mentira;

Primeiro Alcibíades, sobre a natureza do homem. (atribuição contestada);

Apologia de Sócrates;

Eutífron, da Piedade;

Críton, do Dever;

 Hípias maior, sobre o Belo;

Laques, sobre a Coragem;

Lisis, sobre a Amizade;

Cármides, sobre a Sabedoria;

Protágoras, sobre os Sofistas;

Górgias, sobre a Retórica;

Mênon, sobre a Virtude;

Fédon, da Alma;

 Banquete, do Amor;

Fedro, da Beleza;

Íon, sobre a Ilíada;

Menexeno, da Oração fúnebre;

Eutidemo, ou a Erística;

Crátilo, sobre a Justeza dos nomes;

 República, da Justiça;

Parmênides;

Teeteto, sobre a Ciência;

Sofista, do Ser;

Político;Filebo, do Prazer;

Timeu;

Crítias ou o Atlântico;

Leis ou da LegislaçãoEpinomis ou o Filósofo (atribuição contestada);

Cartas de Platão (atribuição contestada);

Diálogos Suspeitos: Segundo Alcibíades, Hiparco, Minos, Os Rivais, Téages, Clitofon;

 Diálogos apócrifos: Do Justo, Da Virtude; Demódoco, Sísifo, Eríxias, Axíoco, Definições.

Teoria do conhecimento para Platão

 A República de Platão que é nosso tema de discussão, é escrita em dialética, entre Platão e Sócrates.

 Eles defendem idéias e rebatem idéias de seus oponentes.

 A 1ª idéia da obra de Platão é o Mito da Caverna, ele narra para explicar um pouco o que é o conhecimento, o mundo e usa esse mito, para mostrar uma divisão entre o mudo das idéias e o mundo sensívelPara Platão existia dois mundos, sendo um o mundo das sombras que é esse em que enxergamos ,sentimos, que achamos ser real, porém existe o mundo real, mas o que acreditamos ser o mundo real não é, ou seja, não é o mundo que sentimos e enxergamos e sim o mundo das idéias, portanto os dois mundos são mundo sensível e outro das idéias.

 O mundo das idéias é o mundo que contém as formas e as ideias perfeitas de tudo aquilo que está no mundo sensível.

 Como exemplo citarei um celular, eu posso chamar esse objeto de celular, certamente o seu celular não é igual a esse, no entanto essa imagem de celular mesmo sendo diferente da imagem do seu, chamamos de celular, como podeisso?. É isso que Platão designa-se a explicar.

 Para Platão esses objetos diferentes compartilham uma essência em comum, compartilham uma ideia em comum.

Ou seja por um conjunto de atributos, propriedades, pois isso irá compor a idéia do abjeto exemplificado

A Justiça e a Felicidade de Platão

Na antiguidade, Platão, utilizando diálogos tendo como personagem Sócrates, discutiu a possibilidade do estabelecimento de um governo justo e pautado pela ética, problemática abordada na obra A República

 O governo republicano do filosofo é uma utopia, como reconhece Gláucon ao final do livro IX.

 Na República, Platão imagina uma cidade que não existe, mas que deve ser o modelo da cidade ideal.

Uma cidade cujo “paradigma no céu” fica “para quem quiser contemplá-lo e estabelecer por ele o seu teor de vida”.

 Etimologicamente, utopia significa “em nenhum lugar” (em grego, ou-topos).

 Guiado pela reflexão filosófica, Platão elabora uma teoria política de natureza prescritiva, já que esta reflexão não se faz sobre a política, mas sobre o que deve existir de direito.

 Para tanto, examina a questão do bom governo, do regime justo.

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