A contribuição de Karl Marx e Max Weber para a Sociologia contemporânea
Por: Erika Manini • 20/4/2016 • Trabalho acadêmico • 285 Palavras (2 Páginas) • 3.060 Visualizações
A contribuição de Karl Marx e Max Weber para a Sociologia contemporânea.
O alemão Karl Marx foi, juntamente com Max Weber, quem configurou a Sociologia moderna com seus métodos e objetos próprios, e tinham maneiras distintas de interpretar a sociedade.
Marx tenta explicar as relações sociais a partir do fator econômico, a economia molda a sociedade nos aspectos políticos-ideológicos e culturais. Para ele as relações de produção determinam as relações sociais, a sociedade se caracteriza a partir das forcas produtivas e das relações de produção, que se definiria como a forma em que a sociedade está organizada: a religião, a moral, os valores sociais e culturais, a política, dentre outros, estão diretamente ligados ao sistema produtivo e a distribuição da produção.
A sociedade está estruturada de modo que cada indivíduo ocupe uma posição social de acordo com a sua parcela na produção e na apropriação dessa produção, em constante transformação determinadas pela sua base econômica.
Sua teoria contribuiu de instrumento para a organização da classe trabalhadora e para o surgimento dos partidos de esquerda em todo mundo, influenciando as revoluções sociais, buscando a transformação da realidade social em nome dos menos favorecidos.
Diferentemente de Karl Marx,para Max Weber, a sociedade pode ser compreendida a partir do conjunto de ações do indivíduo, a conduta humana dotada de sentido.
Só existe ação social quando o indivíduo tenta estabelecer algum tipo de comunicação, a partir de suas ações com os demais, estabelecendo sentido entre o motivo da ação, a ação e seus efeitos. Os acontecimentos que integram o social tem origem nos indivíduos.
Weber contribuiu para a consolidação da Sociologia como ciência ao compor o método compreensivo e discutir a relação entre subjetividade e objetividade.
E seus estudos também foram de importante contribuição para a economia.
...