A filosofia e os motivos que nos levam a pensar
Por: Bóris Zanata • 26/11/2018 • Resenha • 363 Palavras (2 Páginas) • 251 Visualizações
A filosofia e os motivos que nos levam a pensar
A filosofia é o exercício de tentar entender o que nos rodeia. Visto que, o universo, a sociedade e o cotidiano, mudam o tempo todo, esse exercício é constante. Logo, o objetivo continua o mesmo com o passar dos anos, o que mudou foram a quantidade de questionamentos sobre o que nos cerca, e a cultura em que somos criados e acabam nos influenciando.
Quando observamos os primeiros registros de homens que tentaram identificar o ciclo da lua e do sol, vemos ali um meio que encontraram de responder os enigmas que os “aprisionavam”. Mas se pararmos para avaliar os motivos que os levaram à desenvolver uma teoria a respeito dos ciclos do sol e da lua, encontraremos por trás disso o plantio e a sobrevivência.
Com o passar dos anos, tais teorias sobre fases da lua e horário com base na rotação da terra em relação ao sol, não eram mais questionados e sim ensinados. Partindo desse princípio, podia-se avaliar e desenvolver teorias para outras questões. Claro, não foram aceitas quaisquer teorias sem que se fosse testado e comprovado mediante as possibilidades da época.
Mas todos as teses foram criadas com base nas dificuldades da época. Um estudante de filosofia da atualidade, não precisa se questionar a respeito do ciclo solar ou do horário em que estamos, pois essa não é uma dificuldade no seu dia-a-dia, ele pode consultar a hora no seu aparelho celular ou relógio de pulso, seus questionamentos passam a ser outros.
Somos motivados a refletir sobre o que não entendemos e sobre o que não temos acesso ou não nos foi desvendado. Mas a curiosidade à respeito dos temas, varia de acordo com a cultura em que estamos inseridos e do acesso e liberdade que temos para questionar. Se perguntarmos para um indivíduo, com condições socioeconômicas estáveis, sobre as suas maiores dúvidas com reação à vida e o universo, podemos obter uma resposta completamente diferente sobre a mesma pergunta quando feita a um indivíduo com condições extremamente inferiores. Os nossos questionamentos em relação à vida irão variar de acordo com as necessidades que temos e as respostas que já obtivemos.
...