A Filosofia é uma maneira de pensar, refletir sobre o funcionamento da vida
Por: Thiago Souza • 5/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.203 Palavras (5 Páginas) • 322 Visualizações
[pic 1] | ATIVIDADE DE AVALIAÇÂO A DISTÂNCIA 1 (AD1) |
Disciplina: FILOSOFIA
Professor: Sérgio Sell
Aluno: Thiago de Souza
Curso: Sistemas de Informação
Data: 26/09/2011
Referente às unidades: 1 a 5
Orientações e critérios de correção |
OBS: Dúvidas em relação ao enunciado das questões ou do conteúdo do livro didático devem ser enviadas pela ferramenta PROFESSOR. Boa avaliação! |
1. No Livro Didático você estudou que a Filosofia é um tipo de conhecimento com determinadas características. Dentre elas temos a radicalidade, o rigor, a dimensão crítica, a busca de uma visão ampla sobre as coisas etc. Igualmente, no seu cotidiano, você já ouviu algumas destas expressões abaixo. Observe:
- O técnico de futebol: “– Bem, a filosofia do nosso time é a seguinte...”
- Uma pessoa qualquer: “– Cada um tem a sua filosofia de vida...”
- Um político: “– Quero agora falar da filosofia do meu partido...”
⇨ Por isso, mediante um texto de aproximadamente oito linhas, comente as diferenças entre o conceito de Filosofia estudado no livro didático e as expressões populares relativas à filosofia descritas acima. (2 pontos)
Resposta |
A filosofia é uma maneira de pensar, refletir sobre o funcionamento da vida e do universo, buscando uma solução para as grandes questões da existência humana. É uma forma de observar a realidade que procura pensar nos acontecimentos além das suas aparências imediata. Ela pode se voltar para qualquer objeto, pode pensar sobre a ciência, sobre a religião, a arte, o próprio homem em sua vida cotidiana, e tudo isso pode ser objeto da reflexão filosófica. Cada expressão popular se resume basicamente a Filosofia, por ser uma análise do conhecimento e de vida que cada ser humano possui. Cada vez que criticamos, tentamos respostas e soluções e esbarramos em dúvidas, buscando sabedoria e a verdade, todos nós podemos ser filósofos. |
2. Depois de explicar em que sentido Sócrates utiliza a expressão ‘todos são ignorantes’, diga quais são as pessoas mais preparadas para superar a ignorância segundo o mesmo pensador? (2,0 pontos)
Resposta |
Sócrates acreditava que sua sabedoria era limitada à sua ignorância, daí a frase “só sei que nada sei”, para ele os erros é consequência da ignorância humana. Quem tem consciência que não sabe, e está pronto pra aprender, sabe muito, e quanto mais sabe, percebe que mais tem a aprender. Ser consciente de sua própria ignorância é saber que tem muito para ouvir, ler, viver e aprender, estes são os verdadeiros sábios preparados para superar a ignorância. E quem acha que sabe tudo, não esta aberto para apreender, e na verdade não sabe nada. |
3. A Teoria do Conhecimento estuda, entre outras coisas, o processo de conhecimento, isto é, como o homem conhece as coisas. A Teoria de Conhecimento de Platão pode ser conhecida, em parte, através da metáfora da Alegoria da Caverna. Portanto, depois de JULGAR cada assertiva abaixo com base na referida metáfora discutida no Livro Didático, assinale com V (quando verdadeira) e com F (quando falsa) justificando as últimas (as falsas): (3,0 pontos)
a)( V ) Ser prisioneiro é estar preso as opiniões, ao senso comum, ao conhecimento superficial obtido pelos sentidos que não são totalmente confiáveis.
Justificativa |
b)( V ) Sair da caverna significa se libertar do conhecimento mínimo, do senso comum e ir em busca da verdade, da ciência, isto é, do conhecimento verdadeiro e superior.
Justificativa |
c)( F ) Os prisioneiros viam as sombras e estas são reais. No entanto, eles não viam as sombras como sombras das coisas, mas como se fossem as próprias coisas. Quando isso acontece o prisioneiro tem consciência de sua condição de prisioneiro.
...