A importancia da ética e da cidadania
Por: Elaine Harkusz • 29/4/2016 • Projeto de pesquisa • 1.362 Palavras (6 Páginas) • 5.604 Visualizações
APRESENTAÇÃO
A educação moral é muito importante para o desenvolvimento do individuo e para sua formação individual e social, é importante que na escola seja trabalhado a educação moral e seus valores, sendo que a escola é um ambiente de aprendizagem, assim devemos mostrar para os alunos Qual A importância da Educação Moral para a formação pessoal e social do cidadão e para a atuação do mesmo da sociedade?
Para uma formação pessoal e social do individuo é necessário conhecimentos concretos e conhecimentos sobre valores tendo uma educação moral que faça com que sua atuação seja consciente respeitando os sujeitos e agindo de acordo com a necessidade encontrada.
Para uma boa atuação na sociedade o individuo deve ter conhecimentos de como agir com ética e moral para poder respeitar os direitos dos sujeitos para que tenha uma sobrevivência harmônica conhecendo e respeitando os valores dos sujeitos tendo um bom relacionamento com a sociedade e agindo com cidadania como um verdadeiro cidadão sendo crítico buscando mudar a sociedade, buscando melhorias, cumprindo seus deveres, lutando pelos seus direitos e da comunidade da busca de melhor qualidade de vida e de valores para ele e para a sociedade em que vive com objetivo de que os direitos do cidadão seja atendidos, pois, a sociedade atualmente necessita de pessoas com formação crítica e com atitudes e educação moral para buscar mudanças necessárias, onde há muitas pessoas que levam vantagens e prejudicam as outras não as respeitando na busca de seus interesses pessoais.
A educação moral é muito importante para que nossos alunos aprendam e cresçam sabendo respeitar os outros, a lutar para conquistar seus direitos, a cumprir seus deveres, e defender e respeitar seus valores e dos outros sem prejudicar o semelhante sabendo seus limites, agindo com consciente e com senso crítico. Pois é necessário que a escola resgate a educação moral na escola e na sociedade, sendo que as mudanças ocorridas da sociedade deixou a os valores morais esquecidos prejudicando a convivência social e o desenvolvimento pessoal e profissional da população.
2 – JUSTIFICATIVA
A educação moral é destinada a formação moral do individuo preparando-o para exercer seu papel de cidadão da sociedade de forma crítica, consciente e participativa onde ele poderá tomar decisões e refletir sobre determinados assuntos sem agir de modo impróprio. Com os desafios das mudanças que estão ocorrendo, a educação moral deve fazer parte da educação de nossas crianças e adolescentes, pois a sociedade necessita de indivíduos que tenham uma formação diferenciada capazes de resolver problemas do cotidiano pessoal e social. A educação moral é fundamental para a formação de um cidadão consciente e crítico, pois, com os avanços e várias mudanças que a sociedade está passando será preciso pessoas com um perfil consciente e crítico.
3-OBJETIVOS
3.1- Objetivo Geral
• Possibilitar o acesso das crianças e adolescentes a educação moral para uma formação de qualidade exercendo o papel de cidadão consciente e crítico da sociedade.
3.2 - Objetivos Específicos
• Refletir sobre a importância da educação moral;
• Refletir sobre as necessidades de indivíduos conscientes e críticos da sociedade;
• Analisar a importância do desenvolvimento moral para atuar como cidadão.
• Analisar a importância da construção dos próprios valores.
5 -FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A educação moral é fundamental para a formação de um cidadão consciente e crítico, pois, com os avanços e várias mudanças que a sociedade está passando será preciso pessoas com um perfil consciente e crítico. Para O’SULLIVAN (2004, p. 33):
[...] estamos começando a entender que vivemos um período da história da Terra extremamente turbulento, uma época em que há violentos processos de mudanças que nos desafiam em todos os planos imagináveis. A responsabilidade dos seres humanos hoje em dia é de estar totalmente envolvidos por essa transformação incrível e ter influência na direção que ela vai tomar. (O’SULLIVAN 2004, p. 33).
Com os desafios das mudanças que estão ocorrendo, a educação moral deve fazer parte da educação de nossas crianças, “[...] é preciso que a criança possa ter experiências de vida social para aprender a viver em grupo e a escola é um local muito apropriado para essa vivência” (TOGNETTA; VINHA, 2009, p. 39). Pois a sociedade necessita de indivíduos que tenham uma formação diferenciada capazes de resolver problemas do cotidiano pessoal e social. Para Oliveira (1994, p.V):
[...] a formação de indivíduos capazes de refletir, discutir e solucionar os conflitos sociais e morais, por meio do diálogo, da busca de alternativas viáveis, da exposição de ideias, da coordenação de pontos de vista divergentes e da elaboração e reelaboração dos princípios e normas que regem a vida social (OLIVEIRA, 1994, p. V).
Para que essa formação seja de qualidade é necessário uma preocupação dos professores e da instituição. “No atual contexto histórico-político-social, é de grande importância que haja uma preocupação central em criar condições, para que os sujeitos, em fase de escolarização, vivenciem o processo de construção dos seus próprios valores” (OLIVEIRA, 1994, p. VI). O professor deve trabalhar os valores morais com os seus próprios valores, respeitando cada individuo.
A educação
...