A importância da escola e do professor na construção da cidadania e dos valores morais na infância
Por: Rosangela Moraes Borges • 30/3/2016 • Monografia • 646 Palavras (3 Páginas) • 360 Visualizações
A importância da escola e do professor na construção da cidadania e dos valores morais na infância.
No mundo contemporâneo são vários os fatores contribuintes para a cidadania tanto na sociedade quanto nas diversas instituições. Dentro desse contexto, um exemplo veementemente da relação entre professores e alunos na sociedade ,é a formação do professor na construção dos conhecimentos adquiridos durante a formação e o desempenho em sala de aula. O ensino é o mecanismo fundamental de importância para a estruturação perante as aulas e o diálogo entre professor e aluno.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir - Escola da Ponte: um único espaço compartilhado por todos, sem separação por turma, sem campainhas anunciando o fim de uma disciplina e o início de outra. A lição social: todos partilhando de um mesmo mundo. Todos se ajudam. Não há competição. Há cooperação. E assim vão as crianças, aprendendo as regras da convivência democrática, sem que elas constem de um programa... Resenha do livro: “A ESCOLA QUE EU SEMPRE SONHEI SEM IMAGINAR QUE PUDESSE EXISTIR”
O livro titulado “A escola que eu sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir” do autor Rubens Alves fala sobre a experiência da Escola da ponte, desenvolvida em Portugal na qual conta com mais de trinta anos de existência.
O autor do livro e educador Rubens Alves ao entrar em contato com a Escola da Ponte pôde presenciar a realização de todos os seus anseios educacionais. De forma com que a Escola da Ponte apresenta uma prática pedagógica focada totalmente no aluno e em suas necessidades. Fazendo da escola um verdadeiro laboratório de novas experiências e aprendizado. Na qual a relação entre educador e educando é repensada e trabalhada de forma bilateral, ou seja, os dois lados são beneficiados.
Neste modelo escolar não existe o pensamento de “eu professor sou o detentor do saber”, mas existe sim uma relação dialógica, no qual saberes são trocados e através de experiências reais e do exercício da responsabilidade os educandos tornam-se personagens principais e com isso sentem-se motivados a aprender, participar ativamente deste processo e realizar novas descobertas.
Após o autor passar alguns dias em contato com esta escola e conversar com toda a equipe pedagógica, relatou essas experiências através de artigos publicados em jornal, artigos estes que foram reunidos neste livro e que relatam e mostram todo o encantamento do autor pelas práticas educacionais vivenciadas na Escola da Ponte.
A Escola da Ponte possui uma equipe sólida na qual atua a mais de vinte anos na escola totalizando cento e vinte e cinco alunos. Passaram por um processo de construção incessante de forma coletiva e através de um estudo bem desenvolvido e de erros, seus educadores juntamente com a comunidade criaram as bases de uma proposta pedagógica
...