A importância da existência de uma ética
Trabalho acadêmico: A importância da existência de uma ética. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jjjn • 29/10/2013 • Trabalho acadêmico • 635 Palavras (3 Páginas) • 272 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
Primeiramente partiremos do ponto necessário de saber o que é Ética, Podemos considerá-la como uma ciência normativa, que estuda o que o homem deve ser em função daquilo que ele é. Seu objetivo é levar a humanidade à prática do bem. Trata-se, portanto, da ciência que regula o uso que o homem deve fazer de sua liberdade para atingir esse fim último.
A evolução da Ética começa na Grécia Antiga, quando os filósofos começaram a pesquisar qual seria a atitude correta do indivíduo. O primeiro expoente no assunto é Aristóteles, que acreditava tenderem todas as coisas ao bem. Para ele, a virtude que pairava acima de todas as outras era a Justiça. Spinoza, séculos depois, criou uma nova concepção ao afirmar que a Ética nada tinha que ver com os deveres, pois quem age por dever não é autônomo. Ética, então, seria a recuperação do sentido do ethos grego, definindo o homem como ele é e demonstrando o porquê de ele assim ser.
Por fim, Kant criou a definição de Ética sobre a qual fundamentamos este trabalho, considera que a Ética seja o dever pelo dever: o respeito às normas morais seria uma necessidade do próprio indivíduo, desvinculada de qualquer possibilidade de sanção possível. Seu princípio era: "Proceda sempre de tal modo que o princípio de sua ação possa ser levado à categoria de lei universal”.
Nunca foi tão necessário reabilitarmos a ética quanto nos dias de hoje. A crise da humanidade é uma crise moral. Os descaminhos da criatura humana, refletidos na violência, no egoísmo e na indiferença pela sorte do semelhante, têm sua base na perda de valores morais?
Não, adianta reconhecer a dignidade da pessoa se a conduta pessoal não se pautar por ela.
A importância da existência da Ética aumenta cada dia mais num mundo onde os valores parecem dissolver-se em incertezas. Não basta, hoje, ser um bom profissional, é preciso agir eticamente. O comportamento ético, permeando as ações humanas e direcionando-as para o bem comum, é solicitado em todos os campos da vida. É a partir dessa necessidade que estudaremos, nesse trabalho, o papel da Ética num ramo que muito nos interessa, e que é ele também constituído de normas: o Direito.
1.1 TEMA
A postura ética se direciona na busca do melhor, do justo, segue as orientações do escolhido e assume os riscos do caminho a ser trilhado. É uma escolha independente e livre, que precisa ser investigada e fundamentada, com a intenção de se optar por aquilo que melhor se adapte ao cotidiano real.
As mais diversas correntes éticas sempre chegam ao mesmo ponto: deve ser eleito o que é melhor dentro de um senso comum, sendo essa uma necessidade humana a de encontrar o que é o certo, do ponto de vista ético. Mas o que é melhor para algumas doutrinas éticas pode não ser para outras, pois existem variantes de valoração e tendências. A ética não pode ser enquadrada numa teoria homogênea, porque na prática ela depende de muitos fatores e se molda ao indivíduo de acordo com seus valores, conceitos, crença e experiência.
A ética estuda a ação moral e suas transações dentro do contexto social, o conjunto de regras definidas como moral dentro de um determinado contexto no comportamento humano (levando sempre em conta a história),
...