ADM E MARKETING
Artigos Científicos: ADM E MARKETING. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: gabrieluna • 11/10/2013 • 1.172 Palavras (5 Páginas) • 482 Visualizações
A administração é uma ciência, que tem como objetivo gerir e conduzir a empresa, dentro do mundo dos negócios, em busca do resultado final, que seria o lucro. Anteriormente a esse objetivo, a administração de uma organização tem como função fixar outras metas e objetivos para as pessoas envolvidas, reconhecer os problemas que existem na empresa e ir em busca de soluções para eles, organizar os setores para que todos possam juntos, atingir as metas propostas, e principalmente, motivar seus funcionários, para que busquem dar seu melhor.
De acordo com CHIAVENATO (2004,p.02) podemos concluir que:
A administração nada mais é do que a condução racional das atividades de uma organização seja ela lucrativa ou não-lucrativa. A administração trata do planejamento, da organização, da direção e do controle de todas as atividades diferenciadas pela divisão de trabalho que ocorreram dentro de uma organização. A administração é imprescindível para existência, sobrevivência e sucesso das organizações. Sem a administração, as organizações jamais teriam condições de existir e de crescer.
Para HERRERA “enquanto ciência, a administração estuda as necessidades sócio-técnicas da organização, seu conjunto de diretrizes, cultura, processos, recursos e capital, possibilitando a realização de seu negócio de forma estruturada, integrada e consolidada.”
Na concepção sistêmica, a administração é entendida como um mecanismo estruturador e articulador de processos e recursos empresariais para a consecução dos resultados almejados: geração de bens, lucro e promoção do bem-estar social.
Como diz SILVA (2008, p. 2):
Os administradores atualmente confrontam-se com desafios extraordinários, que seus predecessores raramente enfrentaram. Esses desafios incluem uma crescente competição global, uma sem precedente demanda por qualidade e valor para os consumidores e uma grande necessidade de mudar radicalmente o modo como as organizações funcionam. Mais importante, os administradores de amanhã vão enfrentar um ambiente de negócios ainda mais competitivo.
No mundo atual, o administrador tem suas obrigações dentro da empresa muito maiores do que há alguns anos, porque as mudanças estão chegando cada vez mais rápidas, e ele precisa se adequar e saber como adequar seus empregados, sem interferir no ritmo da empresa. E conforme os tempos evoluem, os administradores precisam ser cada vez mais rápidos.
Sobre este assunto, KOTLER (2005, p. 30) nos dá a seguinte constatação:
[...] Empresas de sucesso devem praticar a observação de tendências e o planejamento de cenários. Nunca será prejudicial identificar e especular sobre implicações para a empresa. As empresas também podem se beneficiar imaginando diferentes cenários futuros e planejando respostas para eles. Empresas inteligentes poderão nomear uma pessoa ou um grupo para monitorar tendências e testar cenários.
Segundo STONER (1999, p.4), administração é “o processo de planejar, organizar, liderar e controlar os esforços realizados pelos membros da organização e o uso de todos os outros recursos organizacionais para alcançar os objetivos estabelecidos.”
Estar sempre atento aos novos cenários e tendências do mundo é uma das obrigações de um administrador de sucesso, que precisa adaptar sua empresa a tudo que é necessário para seu crescimento, e que atenda as expectativas de todos. Uma empresa que ``para no tempo´´, simplesmente é esquecida pelos consumidores.
Para um administrador se tornar um empreendedor de sucesso nos dias atuais, ele deve estar completamente envolvido com o desenvolvimento e a prática de estratégias que buscam a evolução da empresa e a melhora de posição da mesma.
De acordo com KATZ (apud CHIAVENATO 2004, p.03) o sucesso do administrador depende mais do seu desempenho e de maneira como lida com as pessoas e situações do que de seus traços particulares de personalidade. Depende daquilo que ele consegue fazer e não daquilo que ele é. Esse desempenho é o resultado de certas habilidades que o administrador possui e utiliza. Uma habilidade é a capacidade de transformar conhecimento em ação e que resulta em um desempenho desejado. Para KATZ, existem três tipos de habilidades importantes para o desempenho administrativo bem-sucedido: as habilidades técnicas, humanas e conceituais.
4.2 MARKETING
Diante das contínuas mudanças e dos novos desafios é necessário que as organizações
...