TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APOSTILA DE FILOSOFIA 6 AO 9 ANO

Trabalho Escolar: APOSTILA DE FILOSOFIA 6 AO 9 ANO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  5.778 Palavras (24 Páginas)  •  36.586 Visualizações

Página 1 de 24

Apostila de Filosofia - E. Fundamental

APOSTILA DE FILOSOFIA

Ensino Fundamental

CAPITULO 1

A ORIGEM DA PALAVRA FILOSOFIA:

A palavra filosofia é grega. É composta por outras duas: Philo e Sophia. Philo deriva-se de philia, que significa amizade, amor fraterno, respeito entre os iguais. Sophia quer dizer sabedoria e dela vem à palavra sophos, sábio.

Filosofia significa, portanto, amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber. Filósofo: o que ama a sabedoria tem amizade pelo saber.

Assim a filosofia indica um estado de espírito, o da pessoa que ama, isto é, deseja o conhecimento, o estima, o procura o respeita.

O PAPEL DOS MITOS NA FILOSOFIA

Os gregos criaram vários mitos para poder passar mensagens para as pessoas e também com o objetivo de preservar a memória histórica de seu povo. Há três mil anos, não havia explicações científicas para grande parte dos fenômenos da natureza ou para os acontecimentos históricos. Portanto, para buscar um significado para os fatos políticos, econômicos e sociais, os gregos criaram uma série de histórias, de origem imaginativa, que eram transmitidas, principalmente, através da literatura oral.

Grande parte destas lendas e mitos chegou até os dias de hoje e são importantes fontes de informações para entendermos a história da civilização da Grécia Antiga. São histórias riquíssimas em dados psicológicos, econômicos, materiais, artísticos, políticos e culturais.

Entendendo a Mitologia Grega.

Os gregos antigos enxergavam vida em quase tudo que os cercavam, e buscavam explicações para tudo. A imaginação fértil deste povo criou personagens e figuras mitológicas das mais diversas. Heróis, deuses, ninfas, titãs e centauros habitavam o mundo material, influenciando em suas vidas. Bastava ler os sinais da natureza, para conseguir atingir seus objetivos. A pitonisa, espécie de sacerdotisa, era uma importante personagem neste contexto. Os gregos a consultavam em seus oráculos para saber sobre as coisas que estavam acontecendo e também sobre o futuro. Quase sempre, a pitonisa buscava explicações mitológicas para tais acontecimentos. Agradar uma divindade era condição fundamental para atingir bons resultados na vida material. Um trabalhador do comércio, por exemplo, deveria deixar o deus Hermes sempre satisfeito, para conseguir bons resultados em seu trabalho.

Os principais seres mitológicos da Grécia Antiga eram:

- Heróis: seres mortais, filhos de deuses com seres humanos. Exemplos: Ártemis ou Hércules e Aquiles.

- Ninfas: seres femininos que habitavam os campos e bosques, levando alegria e felicidade.

- Sátiros: figura com corpo de homem, chifres e patas de bode.

- Centauros: corpo formado por uma metade de homem e outra de cavalo.

- Sereias: mulheres com metade do corpo de peixe atraíam os marinheiros com seus cantos atraentes.

- Górgonas: mulheres, espécies de monstros, com cabelos de serpentes. Exemplo: Medusa

- Quimeras: mistura de leão e cabra, soltavam fogo pelas ventas.

Figura da mitologia grega

O minotauro é um dos mitos mais conhecidos e já foi tema de filmes, desenhos animados, peças de teatro, jogos etc. Esse monstro tinha corpo de homem e cabeça de touro. Forte e feroz, habitava um labirinto na ilha de Creta. Alimentava-se de sete rapazes e sete moças gregas, que deveriam ser enviadas pelo rei Egeu ao Rei Minos, que os enviavam ao labirinto. Muitos gregos tentaram matar o minotauro, porém acabavam se perdendo no labirinto ou mortos pelo monstro.

Certo dia, o rei Egeu resolveu enviar para a ilha de Creta seu filho, Teseu, que deveria matar o minotauro. Teseu recebeu da filha do rei de Creta, Ariadne, um novelo de lã e uma espada. O herói entrou no labirinto, matou o Minotauro com um golpe de espada e saiu usando o fio de lã que havia marcado todo o caminho percorrido.

Deuses gregos

De acordo com os gregos, os deuses habitavam o topo do monte Olimpo, principal montanha da Grécia Antiga. Deste local, comandavam o trabalho e as relações sociais e políticas dos seres humanos. Os deuses gregos eram imortais, porém possuíam características de seres humanos. Ciúmes, inveja, traição e violência também eram características encontradas no Olimpo. Muitas vezes, apaixonavam-se por mortais e acabavam tendo filhos com estes. Desta união entre deuses e mortais surgiam os heróis.

Conheça os principais deuses: gregos:

Zeus – deus de todos os deuses, senhor do Céu.

Afrodite – deusa do amor e da beleza.

Poseidon – deus dos mares

Hades – deus dos mortos, dos cemitérios e do subterrâneo.

Hera – deusa dos casamentos e da maternidade.

Apolo – deus da luz e das obras de artes.

Ártemis – deusa da caça.

Ares – divindade da guerra.

Atena – deusa da sabedoria e da serenidade. Protetora da cidade de Atenas

Hermes – divindade que representava o comércio e as comunicações

Hefestos – divindade do fogo e do trabalho.

PARA RESPONDER:

1) Qual a importância dos mitos na Grécia Antiga?

2) Em nossa sociedade hoje como são explicados os fenômenos da natureza ou acontecimentos históricos?

3) Qual a relação que há entre os mitos e a filosofia?

A CAIXA DE PANDORA

1) Leia sobre o mito de Pandora e responda: Qual lição quis ensinar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.8 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com