AS PALAVRAS
Por: rlima_beto • 10/8/2016 • Tese • 690 Palavras (3 Páginas) • 5.796 Visualizações
As Palavras
A.’.G.’.D.’.G.’.A.’.D.’.U.’.
Nós seres humanos somos os únicos seres vivo que utilizam a palavra como meio de se comunicar. A palavra é um símbolo que expressa uma idéia. A maçonaria por sua vez utiliza-se da palavra em inúmeras ocasiões: A palavra semestral, a palavra sagrada a de passe e muitas outras.
Vou abordar neste trabalho 2 palavras, a Sagrada e a de Passe.
A PALAVRA SAGRADA é a senha de reconhecimento utilizada pelos maçons exclusivamente nas cerimonias maçônica, já a PALAVRA DE PASSE é a senha de reconhecimento entre os maçons, para que este seja reconhecido dentro do seu grau.
PALAVRA SAGRADA
Salomão Seguindo o plano arquitetônico de Davi, seu pai, foi iniciado a construção do templo de jerusalem. O templo tinha uma planta muito similar a tenda ou tabernáculo que anteriormente servia como centro de adoraçãoo ao Deus de Israel, esta planta contemplava duas colunas, BOAZ, na esquerda, e JACHIN na direita. Esta é a mais antiga referencia que se tem sobre o nome JAQUIM que originou a palavra sagrada de companheiro. Sua tradução do hebraico dá o significado de ESTABILIDADE, porém pode apresentar como uma palavra composta: “JAH” que significa Deus e “IACHIN” com o significado de Estabelecerá, juntas seria Deus estabelecerá.
Não se sabe ao certo os motivos que Salomão tivera para colocar a palavra na coluna do sul, no primeiro livro da bíblia em Gênesis, JAQUIM surge como o quinto filho de Simeão, filho de Jacó e pai dos Jaquinitas, os quais formavam uma associação conhecida como a dos HOMENS JUSTOS. Esta coluna pode se resumir em Coluna “J” recebe outro significado como sendo a coluna da firmeza, durabilidade, constância, talento, perseverança, beleza e ja citada estabilidade. Segundo Rizzardo da Camino o consagrado princípio maçonico “A minha perseverança está no bem" constitui a base sólida para que Hiran gravasse a inicial “J” na coluna do sul, no templo de Salomão, coluna que, junto com a do norte de inicial “B” sustentam o mundo simbólico da maçonaria, complementa ainda que se a palavra sagrada do 1º Grau representa a matéria com todas as suas forças materiais a palavra sagrada do 2º Grau simboliza as forças espirituais.
PALAVRA DE PASSE
A Palavra de Passe do Grau 2 de Companheiro foi retirada das Sagradas Escrituras, mais propriamente do Velho Testamento no Livro dos Juízes Cap. 12, 1-7.
A História Bíblica relata o confronto entre Jefté, general de Gileade contra o exército de Efraim. O motivo desta desavença teria surgido do fato de não serem convidados os Efraimitas, de participarem do conflito contra os filhos de Amon, lembrando que os vencedores, nesta época, costumavam levar os ricos despojos de guerra dos vencidos. Jefté, vitorioso no combate resolveu para garantir a total derrota dos Efraimitas, guardar as passagens do rio Jordão, por onde tentariam os fugitivos retornarem a suas terras. A semelhança entre os povos daquela região dificultava esta vigilância, foi então que, Jefté utilizando-se da variação lingüística, armou um meio de acabar de uma vez por todas com o exército de Efraim. Assim sendo, todos que por ali passavam eram imediatamente
...