Ad de filosofia
Por: Vanessa Mesquita Cavalcante • 13/4/2016 • Trabalho acadêmico • 275 Palavras (2 Páginas) • 763 Visualizações
Página 1 de 2
UFF - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
DISCIPLINA: FILOSOFIA E ÉTICA
CURSO: ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
ALUNA: VANESSA RICARDO MESQUITA CAVALCANTE
Leia o capítulo 7, "A Vida política" da Unidade 8 do livro de Marilena Chauí, Convite à Filosofia, das págs. 474 a 489 (edição de 2000), e responda:
1. Explique os conceitos de Polis, Civitas e República, diferenciando-os.
2. Explique o que é despotismo, explicando suas diferentes formas.
3. Por que se atribui aos gregos e romanos a invenção da política? Que novas características eles acrescentaram às noções de autoridade e poder?
Respostas:
- Polis é uma palavra grega que significa cidade no sentido de comunidade organizada formada por cidadãos. Civitas tem origem latina e traduz o significado de polis, considerando a cidade como uma figura pública e coletiva. República, é proveniente da palavra res publica, de origem latina traduzindo a ta politika(origem grega), que significa os negócios públicos dirigidos pelos cidadãos.
- Despostismo é uma forma de governo cujas leis correspondem a vontade absoluta do governante. Segundo Chauí (Convite a Filosofia, p.480), o governante era considerado senhor, pois detinha todo o poder e autoridade, religiosa, militar, e riqueza, sendo considerado sacerdote, capitão e rei.
- Os gregos e os romanos são considerados inventores da política pois se assemelhavam quanto a forma da propriedade da terra, com relação ao fenômeno da urbanização e no modo de divisão territorial das cidades. Em relação as noções de autoridade e poder, eles: separaram a autoridade pessoal privada e o poder impessoal público; separaram a autoridade militar e poder civil; separaram a autoridade religiosa e poder laico; criaram a idéia de que as leis devem atender a vontade coletiva;criaram instituições públicas; criaram o fundo publico; e, criaram o espaço político, ou espaço público.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com