Adam Smith
Trabalho Universitário: Adam Smith. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jelimass • 24/2/2014 • 297 Palavras (2 Páginas) • 661 Visualizações
01- Elenque as mudanças concretas que ocorreram na economia e na tecnologia que formataram o avanço da ciência e do cientificismo.
Com o Renascimento, momento de transição da sociedade medieval para o capitalismo moderno, as cidades ficaram mais povoadas, as pessoas estavam preocupadas com as conquistas materiais e o lucro era a finalidade de toda atividade econômica. Com essas condições foi preciso buscar território para encontrar mercado e matéria-prima. A produção foi estimulada, era necessário produzir mais para atender à demanda, logo era preciso um planejamento e desenvolvimento de tecnologia para uma maior e melhor produção. Assim foi incentivada a pesquisa científica.
03- Adam Smith fez uma das mais importantes contribuições para as ciências sociais ao desmistificar a origem da riqueza. Explique como essa contribuição influenciou a formação da sociologia.
Em “A riqueza das nações”, Adam Smith focou o trabalho humano, a produtividade, como principal fonte geradora de riquezas. No livro “Teoria dos sentimentos morais” ele afirma que a vida social humana depende de sentimentos de simpatia e benevolência, mostrando que o homem depende da sociedade, assim despertando o estudo da sociologia.
04- Leia cuidadosamente o capítulo e extraia cinco conceitos que, na sua opinião, melhor caracterizam a Ilustração.
Racionalismo, cienticifismo, a crítica ao absolutismo, liberdade, nação.
5. "Uma vez que homem nenhum possui uma autoridade natural sobre seu semelhante, e que a força não produz nenhum direito, restam, pois, as convenções como base de toda autoridade legítima entre os homens." (p. 25)
Nesse trecho, extraído do Contrato Social, Rousseau:
a) Considera natural a autoridade de um homem sobre o outro? Por quê?
Não, pois só com a liberdade de escolha é que o homem poderia exercer sua soberania.
b) Para ele, o que legitima a autoridade de uma pessoa sobre outra?
Quando há um interesse comum, os homens podem renunciar suas necessidades particulares em prol d
...