Administração Pública Filosofia e Ética
Por: luana_gorito • 24/8/2015 • Trabalho acadêmico • 293 Palavras (2 Páginas) • 228 Visualizações
Administração Pública
• Filosofia e Ética
Atividade pág. 35
1. Com base no texto apresentado, qual o motivo prático que levou os gregos a inventarem a filosofia, uma forma de saber que pretende ser neutra, objetiva, universal, única, distinta da religião e do senso comum?
Resposta: Os Gregos inventaram a filosofia apartir da necessidade de resolver os seus problemas, pois buscavam respostas pra a política, economia, ciência, religião e Cultura. De forma que encontrassem respostas e soluções que fossem sólidas e que abrangessem todos os povos.
Daí nasceu à filosofia, a verdade universal já que os antigos argumentos e princípios antigos não os satisfaziam.
2. Procure descrever o que se entende por filosofia no senso comum. Pergunte a algumas pessoas conhecidas, e verifique qual a diferença com o conceito que os gregos deram à filosofia.
Resposta: Filosofia no senso comum é a arte do saber, que usa dos métodos da razão em busca do conhecimento e reflexões profundas. O senso comum é o esforço e o aprendizado que recebemos de uma geração para outra para resolver os problemas do dia-a-dia.
A diferença entre o senso comum e o conceito que os Gregos deram a filosofia é a mudança no sentido da palavra saber, que passou do racional para o impreciso/fantasioso.
3. Qual a comparação que podemos fazer entre a filosofia e a ciência moderna, que também defende, tantas vezes, a neutralidade e a objetividade?
Resposta: A filosofia é o estudo dos “porquês” e a ciência se baseia na realidade do “como”. A ciência não se interessa em saber por que existe uma lei natural, mas qual é tal lei e como a realidade funciona de acordo com ela; já a filosofia questiona o porquê há leis e quais seus princípios, se importa com as causas finais e não com as imediatas como a ciência.
...