TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropologia

Resenha: Antropologia. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  Resenha  •  1.239 Palavras (5 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 5

2013

Antropologia, a Ciência do homem.

A ciência da antropologia divide-se em dois Largos campos.Um refere-se a forma física do homem, o outro o seu comportamento aprendido.Chamam-se respectivamente antropologia física e cultural.A antropologia física é em essência,biologia humana.Os antropólogos físicos estudam problemas tais como a natureza das diferenças raciais com desenvolvimento e decrepitude do organismo humano,as influencias do ambiente natural sobre o homem.

Os antropólogos culturais estudam, por outro lado, os processos ideados pelo homem para enfrentar o meio natural e o ambiente social; e ainda como se aprendem, conservam e transmitem de outra geração corpos de costumes.

Os estudiosos da cultura interessam-se, pois, por compreender como certa maneira de conseguir um fim determinado pode variar amplamente de um a outro povo, servindo, entretanto, a cada um para conseguir seu ajustamento diante da vida.

Tratam de especificar como as formas estabelecidas de tradição mudam no decorrer do tempo, quer em consequência de desenvolvimentos internos ou de contatos com modos estranhos, e como um indivíduo nascido numa dada sociedade absorve, usa e influencia os costumes que constituem sua herança cultural. A antropologia compreende a arqueologia pré-histórica e ,como uma subdivisão da antropologia cultural,a linguística comparada.O arqueólogo pré-historiador investiga os aspectos dos estudos do homem que lançam uma luz sobre o desenvolvimento primitivo da espécie humana,durante o período que antecede o descobrimento da escrita.

O antropólogo linguista trata de muitas variedades desse atributo unicamente humano: a palavra.

A antropologia, centrando sua atenção no homem, leva em conta todos os aspectos da existência humana, biológica e cultural, passada e presente, combinando estes diversos materiais numa abordagem integrada do problema da existência humana. Diversamente das disciplinas que tratam de aspectos mais restritos do ser humano, a antropologia frisa o princípio de que a vida não se vive por categorias, mas é uma corrente contínua.

A definição abrangedora da antropologia como o estudo do homem e de suas obras justifica-se porque a antropologia centra sua atenção no homem, quer seja amplo ou estreito o foco de seu interesse.

2

Nas ciências sociais, em particular, eram patentes e de estudo prementes problemas de natureza imediato que clamavam por uma solução. Por isso, as questões práticas dominaram o interesse dos sociólogos e os princípios gerais que eles formularam basearam-se amplamente no estudo dos materiais de um só pais, ou, no máximo, de uma serie de países com fundo histórico e tradições semelhantes.

Veremos quão difíceis nos é desprender-nos de nossa subjetividade e entender os motivos, propósitos e valores de outro povo sem uma preparação sistemática previa. Essa capacidade, que constitui a essência metodologia da antropologia cultural, desenvolveu-se posteriormente; porque, embora as outras disciplinas sociais tivessem então desenvolvido suas técnicas admiravelmente adaptadas a análise dos problemas de nossa própria cultura, não eram elas adequadas para o estudo de temas culturais mais amplos.

A diferença na possibilidade de controle de seus dados distingue o antropólogo físico do biólogo geral. O biólogo geral pode empregar técnicas de laboratório vedadas ao que estuda a biologia humana. Quem estuda o desenvolvimento humano depara-se com o fato de que, para acompanhar a evolução de um individuo, são necessários anos, ao invés do período relativamente curto de que se necessita para a madureza das formas inferiores.

3

Vimos que a despeito da diversidade de seus interesses, unidade da ciência antropológica deriva de seu interesse centrado no estudo completo do homem. Mediante o estudo intensivo da questão fundamental da natureza dos homens e duas obras ,a antropologia converteu-se na disciplinas que assinalamos.

A maior parte das disciplinas cai dentro de uma das três ou quatro categorias principais em que se divide todo conhecimento: ciências exatas e naturais, humanidades e ciências sociais. O mesmo não se dá com a antropologia, porque a ciência do homem desafia toda e qualquer delimitação inclusive em termos de tão amplas divisões como aquelas, o que não é de estranhar, porque o homem é obviamente, uma criatura de muitas facetas.

Dentre as ciências sociais, é a antropologia cultural a que mais frequentemente se identifica com a sociologia, com a qual tem muito em comum tanto historicamente como por seu objeto e interesses teóricos. As instituições sociais e os problemas da integração do individuo em sua sociedade são obviamente de grande importância no estudo do homem.

Os geógrafos concederam mais importância à interação entre habitat e cultura que os antropólogos, os quais tenderam e dar por suposto o meio natural. Por seu lado, os economistas, particularmente, os interessados em instituições econômicas, estão descobrindo que uma análise comparada das diferentes maneiras como os homens resolvem os problemas de levar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com