Antropologia
Dissertações: Antropologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rizeeg • 9/2/2014 • 1.120 Palavras (5 Páginas) • 1.221 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO
LICENCIATURA – EDUCAÇÃO FÍSICA
Profª. Adriana Duarte de S. Carvalho
ANTROPOLOGIA, ÉTICA E CULTURA
Egon Zeni Ribeiro DGEF1401CRTT
Curitiba
Abril/2014
OBJETIVOS DA ATIVIDADE
A definição da pessoa ao longo da historia e sua compreensão na sociedade e no Projeto Educativo Claretiano, sua liberdade de serem únicos e autônomos, seus direitos e deveres como ser humano e sua valorização como pessoa, sua educação, formação e cultura e os desafios que a pessoa tem em uma nova sociedade contemporânea, as diversidades culturais, políticas e sociais e o meio ambiente em que vive. A atividade proposta e seus objetivos é compreender as diversas dimensões da pessoa, refletir sobre a importância e o significado de cada uma delas e analisar de maneira sintética como a compreensão das dimensões da pessoa contribui para o seu autoconhecimento.
SOBRE AS DIMENSÕES
São quatro as dimensões da pessoa:
Biológica, Psicológica, Social e Espiritual.
1. Dimensão Biológica - Esta voltada para a matéria, o corpo, é por intermédio do corpo que o homem se representa e interage com os outros seres, com o mundo em que vive e com Deus, estuda o ser humano na sua natureza e na condição física, no seu processo evolutivo. Como o homem vive em um sistema capitalista, descendo a servidão da produção e do consumo, então, o que vale mesmo para a sociedade é a matéria, o homem, o corpo, é a parte que esta em constante contato com o mundo, ele produz força para a produção e para o consumo, é isso que interessa no sistema capitalista. Na dimensão biológica, o homem compartilha com todos os outros seres, pode ser entendido como a mais concreta de todas. Nessa dimensão a vida real é concreta, por exemplo, eu me movimento, sinto fome, frio, calor, dor e prazer, inclusive o maior de todos que é o prazer sexual. Nascemos crescemos e morremos, essa é uma dimensão biológica.
2. Dimensão Psicológica - Diz respeito à alma, é a alma que da sentido a vida ao individuo, a alma é a substância, a sua essência no seu interior, um ser único. Neste caso não a igualdade de alma e nem de essência, e sim, diferentes modos de ser, isso quer dizer, eu sou eu mesmo e você é você mesma, o individuo tem vontade própria em toda sua vida e em todos os processos naturais. Nós mesmos temos a chave para essa essência, somente nós podemos nos descobrir a nós mesmos, e quando descobrimos essa essência, estamos nos descobrindo, e tomando um papel importante na sociedade para melhorar a nossa qualidade de vida e a dos outros em nosso redor.
3. Dimensão Social - Estuda o comportamento do homem na sociedade, suas relações sociais e políticas e instituições sociais. Diz que somos o produto do meio em que vivemos, que o sistema capitalista influência em toda nossa maneira de ser, de agir e de pensar, que através disso temos a nossa própria maneira de ser. Mas, podemos olhar essa idéia de uma forma diferente, se olharmos a nós mesmos, se sabemos que somos um ser único, podemos identificar em nosso interior o que é próprio de cada um e o que influência o meio em que vivemos. No entanto o ser humano é muito mais amplo e complexo do se imagina, neste caso não podemos olhar a pessoa de modo diferente e esquecer o que da sentido a sua existência, a pessoa vive em uma sociedade, e nunca pode viver isolada da sua existência.
4. Dimensão Espiritual - O corpo é separado do espírito e não é parte acrescentada do mesmo. A vida tem um sentido próprio, que nos da expressão em sua totalidade, mas também devemos descobrir o outro ser, o espiritual, entrar em contato com o que não se vê, o espírito, buscarmos a liberdade, e esse elemento é que da sentido ao ser humano, que o envolve num todo, desta maneira o homem busca um felicidade sem limites e infinita, a nossa liberdade são nossas próprias ações e objetivos. Somente se olharmos para si mesmo é que vamos encontrar as respostas a todos os nossos anseios, isso é ter liberdade. É fato dar uma resposta
...