Antropologia
Seminário: Antropologia. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: amandadantass • 4/6/2014 • Seminário • 1.089 Palavras (5 Páginas) • 400 Visualizações
Antropologia
ORIGEM: Séc. XIX
Duas palavras gregas:
Anthropos = Homem
Logos = Conhecimento
“Ciência de Estudo do Homem”
O que é Antropologia?
Disciplina que estuda o homem como ser biológico, social e cultural. Dividindo-se em:
Antropologia Biológica (aspectos genéticos e biológicos do homem).
Antropologia Cultural (sistemas simbólicos, religião) (...)".
ANTROPOLOGIA BIOLÓGICA
Estuda o ser humano como um organismo biológico;
Pretende conhecer a fisiologia do corpo humano e elaborar leis que possam reger os grupos humanos, baseando-se em aspectos biológicos.
ANTROPOLOGIA CULTURAL
Trata das características gerais da cultura humana, da definição de cultura e da análise de diferentes culturas;
Subdivide-se em: Arqueologia, Etnografia ou Etnologia e Linguística.
O objeto de estudo da Antropologia Cultural é a cultura humana. Para iniciar a discussão sobre Cultura, lançamos as seguintes questões:
Somente os homens possuem cultura?
Afinal, o que é Cultura?
O que diferencia a sociedade humana da sociedade das abelhas, por exemplo?
Observe a imagem a seguir e tente responder a seguinte questão: os animais têm cultura ou a cultura é exclusiva dos seres humanos?
As abelhas possuem uma sociedade organizada, possuem um sistema de comunicação através do qual trocam informações sobre a distância dos alimentos, etc.
A comunicação das abelhas baseia-se em danças (circulares e em forma de oito), que elas realizam para indicar a distância na qual se encontram os alimentos.
Apesar de possuírem uma sociedade organizada e um sistema de comunicação simples não se pode afirmar que as abelhas possuem cultura, pois o comportamento das mesmas é definido geneticamente e instintivamente.
A cultura humana é uma configuração dos comportamentos aprendidos, aquilo que é transmitido por meio da língua falada e da imitação. Não se trata de um comportamento instintivo, mas algo que resulta de mecanismos comportamentais introjetados pelo indivíduo.
SUBDIVISÕES
• Arqueologia - é a ciência que estuda os vestígios das antigas sociedades, por meio de escavações técnicas e métodos de descoberta de elementos culturais de civilizações extintas, etc.
• Etnografia ou Etnologia - é o estudo das características de qualquer etnia, isto é, agrupamento humano - povo ou grupo social - que apresenta alguma estrutura sócio econômica homogênea.
• Linguística - é o estudo científico da linguagem humana. As divisões mais comuns desse estudo são: a semântica, a filologia, a sintaxe a morfologia e o discurso.
Reflexão:
Será que depois destas observações pode-se afirmar que todos os animais são desprovidos de cultura?
Será que negar a existência da cultura entre alguns animais não seria uma forma de olharmos para eles com um olhar de superioridade? Será que não estaríamos subestimando a capacidade dos mesmos de criar cultura?
Macacos-prego, chimpanzés e gorilas:
Estudos desenvolvidos por biólogos e bioantropólogos têm mostrado a capacidade inerente aos primatas de desenvolver comportamentos culturais. O uso de ferramentas para obter comida revela traços culturais entre eles.
Exemplos de traços culturais:
- Utilização de ferramentas para obtenção de alimentos;
- Criação de ferramentas para facilitar o acesso a comida; etc.
Breves considerações
"A criação de uma cultura incipiente começou claramente dentro das sociedades dos primatas. Contudo, eles carecem evidentemente da capacidade de expressar simbolicamente as experiências culturais”.(FROST, p18).
No entanto, somente os homens constroem sistemas culturais complexos, pois eles possuem a capacidade de criar representações simbólicas e perpetuá-las através da língua.
QUESTÃO DESAFIO
Se a cultura é introjetada no indivíduo desde que ele nasce, o que aconteceria se um bebê humano fosse criado fora da sociedade humana?
NOÇÃO ANTROPOLÓGICA DE CULTURA
“Cultura é um sistema constituído de símbolos que articulam significados construídos coletivamente.” (ARANTES, p.35)
“Cultura ou civilização, no seu sentido etnográfico é este todo complexo que inclui conhecimento, crença, artes, leis, moral, costumes e quaisquer capacidades e hábitos adquiridos pelo homem(...).” (TYLOR APUD ROCHA, p.30)
“A aquisição e perpetuação da cultura são um processo social, não biológico, resultante da aprendizagem.” (OLIVEIRA, Pérsio. p.30)
“A cultura é o sistema integrado de padrões de comportamentos aprendidos, que são característicos dos membros de uma sociedade e que não são o resultado de uma herança biológica.” (FROST, p.16)
Cultura ≠ cultura
Características da Cultura
A
...