Antropologia
Projeto de pesquisa: Antropologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Kpavan • 18/8/2014 • Projeto de pesquisa • 494 Palavras (2 Páginas) • 262 Visualizações
Sumário
Sumário 3
1 Introdução 4
1.1 Motivação 4
1.2 Organização do texto 4
2 Atividades 5
2.1 A Imagem do Homem 5
Referências Bibliográficas 7
Introdução
Neste capítulo serão introduzidos todos os assuntos abordados por este documento. Pretende-se apresentar a motivação, os objetivos e a organização do texto.
1.1 Motivação
A motivação deste documento foi à necessidade da elaboração do texto para o Portfólio da Atividade sobre Antropologia, Ética e Cultura.
1.2 Organização do texto
O texto está organizado da seguinte forma: No Capítulo 2 é apresentado o texto que trata sobre a Imagem do Homem.
2 Atividades
Neste capítulo será apresentado um texto sobre a Imagem do Homem.
2.1 A Imagem do Homem
A imagem do homem durante a história veio sofrendo varias alterações durante as décadas, no pensamento grego o homem era visto em dualidade, onde espírito e corpo são entendidos de formas distintas.
Quando o cristianismo começou a ser incluso no mundo, o mesmo via o homem de forma diferenciada do pensamento grego, pois o corpo e o espírito eram visto de forma completa. Durante a idade moderna o homem se achava o centro do mundo, se assegurando pela fé em Deus, mas depois dos feudos na era moderna o homem começou a se ver de forma fragmentada, transformando o todo em partes.
Um pouco antes do século 19 o homem era visto através de uma visão positivista, em que o valor do homem só se dá com aquilo do qual ele possa experimentar, e após o inicio do século 19, com a Revolução Industrial foram abertas as portas para o Materialismo, onde tudo é matéria e só existe a realidade material.
Durante esta época o pensamento do ser humano muda de foco, o homem já não consegue enxergar mais o seu interior e os verdadeiros valores humanos e começa a voltar seu pensamento para coisas que fogem da visão interior e sim o que está em sua volta.
No século 20 com a visão existencialista o homem é visto apenas de forma biológica, como matéria. E nos tempos atuais o homem é dado de forma neoliberal, o que reduz o homem em uma maquina e fazer e consumir, onde o mesmo só tem valor na sociedade enquanto puder consumir e produzir, a partir do momento em que o homem não conseguir mais atender essas necessidades da globalização este acaba sendo excluído da sociedade em que vive.
Mesmo com todas essas mudanças da qual a visão do homem passou durantes as décadas em que se iniciaram a visão do homem para com ele mesmo, não podemos esquecer que o homem é um ser complexo e não deve ser visto de forma tão fragmentada. O homem mesmo dentro de uma sociedade individualista, jamais deve esquecer que para sua evolução como ser neste mundo precisa do outro.
O ser humano é muito mais que uma visão social, cada ser humano é um ser único, com características singulares
...