Antropologia
Artigos Científicos: Antropologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Tissiane • 5/3/2015 • 716 Palavras (3 Páginas) • 254 Visualizações
A comunidade é formada por pessoas, quando dizemos que o homem é pessoa, estamos supondo que tem autonomia ética traduzida como aptidão de distinção entre bem e mal. E também que possui uma habilidade de autodeterminação e assumir a condução de sua própria vida.
A pessoa humana possui na sua natureza a dimensão de pessoa, evidenciada na disposição que possui para atuar de forma autônoma diante de uma ação concreta. As mudanças fazem parte da vida e todos nós as enfrentamos em algum momento, já que elas são consequência natural do desenvolvimento social, moral e espiritual em que passa o ser humano em sua trajetória rumo á evolução.
O processo de humanização implica a evolução do homem, pois este tende a aperfeiçoar-se em suas aptidões através da interação com o seu meio envolvente. O desenvolvimento humano pode ser entendido como a aquisição dos indivíduos, comunidades e instituições, da capacidade de participar efetivamente na construção de uma civilização mundial que é próspera tanto em um sentido material como espiritual.
Para conceituar o termo moral, existe uma serie de termos concretos, todos eles compostos de regras que orientam o comportamento, essas regras fazem referências às ações concretas: Não Mentir, Não Roubar, Não Enganar, Não desrespeitar os pais entre tantos outros mais.
O desenvolvimento humano é o processo pelo qual uma sociedade melhora a vida de seus cidadãos através de um aumento dos bens como os que podem satisfazer suas necessidades básicas e complementares.
Uma sociedade é mais elevada em seu desenvolvimento quanto maior seja o grau de liberdade e responsabilidade que todos os seus membros exercem, na sociedade. Há uma serie de padrões que modelam o comportamento Social dos indivíduos, e estes variam de uma pessoa para outra, mas a sociedade é a união de homens livres com suas relações de convivências.
Alcançar a plenitude humana do florescimento das capacidades humanas é o sentido e o fim de todo o desenvolvimento. O conceito de desenvolvimento humano tornou-se um conceito paralelo à noção de desenvolvimento econômico, embora o primeiro seja mais amplo, considerando os aspectos relativos à economia e os ingressos, integra aspecto como a qualidade de vida, bem-estar, individual, social e felicidade.
A moral é fundamental para garantir a ordem ou a harmonia da sociedade, ela regulamenta a conduta entre as pessoas e tem uma concordância com o direito, ambos baseiam-se em regras que visam à conveniência da maioria das ações humanas.
Diferenciam-se no fato de que, enquanto o direito garante o cumprimento do sistema social em vigor, a moral procura fazer com que os indivíduos que compõe a sociedade harmonizem-se de maneira consciente, voluntaria e livre de seus interesses pessoais com os interesses coletivos.
Quem não tem liberdade não pode ser responsável pelos seus atos, por isso a massificação dos dias de hoje apresenta-se como impedimento para o progresso da moral.
A moral equivale a um conjunto de ordens, normas de conduta, proibições e permissões relacionadas à boa convivência para um determinado grupo social. Na moralidade em que rege uma sociedade de seres humanos, que são moralmente maduros cada um é senhor de seus atos e responsável por sua conduta moral.
Pessoas imorais são aquelas que reconhecendo a validade das normas
...