Antropologia
Por: deboragauterio • 5/5/2015 • Artigo • 332 Palavras (2 Páginas) • 234 Visualizações
1. O homem faz a sociedade ou a sociedade faz o homem?
Acredito que o homem tem grande papel na sociedade, ajudando na sua transformação ao longo do tempo, são essas transformações que sobrevivem ao longo da vida do indivíduo e que irão influenciar nas futuras gerações, porém concordo com a frase do filósofo suíço Jean-Jacques Rousse(1762) – “O homem nasce bom e a sociedade o corrompe”, o homem sofre influencia do meio em que vive, nos adaptamos ao que convivemos somos educados de acordo com a cultura da nossa região, a sociedade faz o homem, de maneira que o mesmo a influencia.
A diferença entre a Natureza humana e condição humana?
A natureza humana é aquilo que identificamos em cada individuo como propriamente humano, aspectos biológicos, fisiológicos e psicológicos, possuímos essência humana que nos diferencia dos animais, vegetais e etc... Porém muitos filósofos afirmam que o ser humanos não possui apenas características iguais para todos seres humanos, segundo esses filósofos o que diferencia os seres humanos de outros seres quaisquer, é a condução humana , condição essa que refere-se a fatores históricos e sociais que o ser humano vive, e as ações que exerce sob essa condição em constante transformação.
Sem a socialização não seria quem sou? Explique e justifique essa afirmação
Socialização é o ato ou efeito de socializar, ou seja de tornar social, de reunir em sociedade, a mesma implica na adaptação a padrões culturais existentes na sociedade. Na primeira fase da vida do ser humano, a socialização é guiada pela família, na segunda fase a escola assume esse papel. Através da socialização o individuo desenvolve o sentimento coletivo da solidariedade e da cooperação, adquirindo a capacidade de viver em sociedade. Sem a socialização não seria quem sou, fui educada em sociedade, desde a infância até a faze adulta, no qual me encontro convivi em grupo, escola, trabalho, faculdade e etc... me adapteis aos padrões culturais da sociedade e até o momento da minha morte vou continuar em constante aprendizagem (socializando).
...