Antropologia Filosófica e Tecnociência
Por: Rômulo Machado • 5/9/2017 • Trabalho acadêmico • 336 Palavras (2 Páginas) • 524 Visualizações
Nome: Rômulo da Silva Machado
Curso: Sistemas de Informação
Data: 20/08/2017
Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS
Desenvolver escrito a partir dos vídeos do Módulo 2 buscando responder as duas questões propostas abaixo:
1. Que diferenças destacarias entre as compreensões de mundo, da vida e dos processos/programas (em especial em relação à área da computação) entre o que é apresentado no Vídeo Metáfora do Relógio e o que é apresentado no Vídeo Visão Sistêmica.
2. Estenda um comentário sobre os conceitos parasitas e abusivos trazidos por Michel Serres no Vídeo Simbiose e proponha alguma prática que revele uma relação simbiótica entre ser humano e natureza.
Através dos vídeos assistidos “Metáfora do relógio” e “visão sistêmica” podemos retirar várias informações, como por exemplo unir um conhecimento que é abordado na metáfora juntamente com um olhar mais sistêmico. Através desse olhar mais metódico, pode ser abordado um conhecimento mais profundo “interligado” e muito maior sobre a importância da sustentabilidade ligando todos os seres vivos do planeta.
Dentro do conceito parasitas e abusivos no vídeo de “Michel Serres” podemos retirar conceitos de como as coisas serão utilizadas, retribuídas ou não.
Onde o planeta terra deve ser visto como um ser vivo “não apenas algo que detém a vida”, mas um ser que provém a vida para todos os seres ocupantes. O planeta deve ser visto como um ser pertencente a uma cadeia alimentar, ele nos fornece algo, mas também precisa ser retribuído da mesma forma para manter o equilíbrio.
A estrutura ambiental ideal proposta, seria a natureza o ser humano existindo de maneira simbiótica. Uma harmonia em que as novas arquiteturas das casas adotam telhados verdes, assim compensando e espaço verde desmatado pelo homem para a construção do prédio e o baixo nível de uso de energia elétrica gasta com a refrigeração e o aquecimento dos ambientes internos. Essas práticas só vêm crescendo e o ser humano está percebendo a importância de manter o equilíbrio com o meio onde vive.
...