Análise das abordagens das funções dos administradores
Relatório de pesquisa: Análise das abordagens das funções dos administradores. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: vinialgusto29 • 30/11/2014 • Relatório de pesquisa • 647 Palavras (3 Páginas) • 290 Visualizações
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Tema: Análise das abordagens sobre as funções dos administradores.
Resumo
Conceito de função e alguns problemas de sua aplicação ao trabalho administrativo
O termo função poderia ser substituído por outros nomes como: atividades, propósitos da ação administrativa, etc. O que tem levado a certos problemas, pois o conceito é mal direcionado, o que não deixa clara sua posição em relação às outras dimensões do trabalho administrativo. Apesar de não ser conceituado explicitamente o nome função é adotado para relacionar a atuação do administrador ao seu contexto de trabalho.
Critérios para avaliar as abordagens sobre as funções administrativas.
Inicialmente foram utilizados critérios de avaliação baseando-se no número de categorias, conteúdo das mesmas e grau de evidência dos critérios ou pressupostos utilizados na classificação.
• Contiguidade e similaridade – dividir o processo administrativo em partes que sequenciais e semelhantes em relação a algum aspecto;
• Processo real e processo ideal – baseado em algo que já é realidade ou que deveria ocorrer;
O segundo critério utilizado foi à abrangência que se é caracterizada pelo conteúdo do trabalho administrativo, o terceiro foi o grau de ambiguidade na identificação das categorias em um trabalho e o grau de utilidade para orientar o trabalho prático, o quarto baseou-se no grau de facilidade em identificar as variações no trabalho administrativo e o quinto no de facilidade em "absorver" as contribuições da teoria administrativa.
Descrição e análise das principais classificações das funções do administrador
A classificação principal das funções do administrador é a de Fayol (1970),segundo ele "administrar é prever, organizar, comandar, coordenar e controlar", esta classificação é conhecida como clássica, porem muitos autores discordaram desta visão como Simon (1960), Sayles (1961) e Míntzberg (1973).
Para Ernest Dale (1969), as funções do administrador são; planejamento, organização, designação de recursos, direção, controle, inovação e representação, sendo essa a visão mais ampla das funções de um administrador. Os autores geralmente colocam as funções em sequência, formando um ciclo de elementos interligados.
Na Visão Clássica, cada função seria aplicada a todos os fluxos de forma simultânea, numa visão lógica a sequencia proposta pelos clássicos ocorre de fato, pois antes de algo ser executado, precisa ser planejado, e só após o planejamento pode haver o controle, portanto a visão clássica acaba por ser simples de mais ao deixar de lado o fato de que a descontinuidade está presente no exercício das diversas funções. A principal vantagem da abordagem clássica está em fornecer uma visão global sobre o trabalho administrativo.
No livro The New science ofmanagement decision Simon (1960) considera o administrador um tomador de decisões, tendo como suas funções a procura de ocasiões para tomar a decisão, localizar cursos alternativos de ação e escolhe-los,
...