Abordagens Humanisticas
Artigo: Abordagens Humanisticas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: costa • 1/4/2013 • 572 Palavras (3 Páginas) • 816 Visualizações
Abordagens Humanísticas , Neoclássicas e Estruturalista da Administração
A teoria das relações humanas surgiu nos Estados Unidos, através das conclusões obtidas na experiência de Hawthorne , desenvolvida por Elton May e seus colaboradores , devido da necessidade de corrigir a tendência à desumanização do trabalho com a aplicação de métodos científicos e precisos . Foi um movimento de reação e oposição à teoria clássica , pois havia necessidade de humanizar e democratizar a administração , libertando-se dos conceitos rígidos e mecanicistas da teoria clássica e adequando-se aos novos padrões de vida do povo americano .
Para a teoria , a motivação econômica é secundária na determinação do rendimento do trabalhador , as pessoas são motivadas pela necessidade de reconhecimento , aprovação social e participação nas atividades dos grupos nos quais convivem .
A abordagem humanística teve como princípios básicos : o nível de produção como resultado da integração social , o comportamento social do empregado , a formação de grupos informais , importância do conteúdo do cargo e a ênfase nos aspectos emocionais .
A próxima teoria é a neoclássica que surgiu na década de 1950 , a partir da revisão da teoria clássica , não com a idéia da rejeitá-la mas para complementá-la , essa teoria também é conhecida como escola operacional ou escola do processo administrativo .
As características dessa teoria segundo Chiavenato são :ênfase na prática da administração , reafirmação relativa dos postulados clássicos , ênfase nos princípios gerais , ênfase nos objetivos e resultados e por último ecletismo da teoria clássica .
O ponto fundamental da teoria é a administração ser uma técnica social básica , isto leva à necessidade de o administrador conhecer além dos aspectos técnicos e específicos de seu trabalho e os aspectos relacionados com a direção de pessoas dentro das organizações .
A neoclássica enfatiza as funções do administrador :o planejamento , organização , direção e controle , essas funções formam o processo administrativo .
E por último a teoria estruturalista que ocorreu como um desdobramento da teoria burocrática e de uma aproximação à teoria das relações humanas , é uma tentativa de reunir aspectos relevantes das abordagens clássicas e humanísticas .
Considera que o indivíduo deve ter algumas características como: flexibilidade , tolerância às frustrações , capacidade de adiar recompensas e permanente desejo de realização . Essa abordagem envolve : tanto a organização formal como informal , tanto as recompensas salariais e materiais como sociais e simbólicas , todos os diferentes níveis hierárquicos de uma organização e análise intra-organizacional .
Ênfase na estrutura organizacional , nas pessoas e no ambiente , enfoque no sistema natural ou orgânico e preocupação na eficiência e eficácia .
Conclui-se que cada teoria surgiu em resposta a algum problema empresarial próprio de sua época e de certa forma apresentaram soluções aos problemas encontrados , de certo modo todas as teorias administrativas são aplicáveis às situações de hoje .
CAETANO
...