Apologia E Criton
Exames: Apologia E Criton. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: duncanandrew • 25/2/2014 • 543 Palavras (3 Páginas) • 8.027 Visualizações
Questões sobre a Apologia e Críton
Sobre a Apologia
a) Segundo Sócrates, qual é o papel do filósofo?
Um verdadeiro filosofo deve morrer por sua causa acreditar nela até o fim, mesmo que aja consequências , que cada um deve ser diferenciado na sua forma de pensar ou agir para que todos busquem seu motivo para viver e para buscar a verdade e a clareza em si, que nada tem sua verdade absoluta um filosofo sempre deseja saber mais pois para ele a verdadeira sabedoria é o individuo que percebe que nada se sabe e tudo é relativo.
b) Como podemos entender a afirmação de Sócrates de que “a vida sem reflexão não vale a pena ser vivida”?
Que cada um de nós deveríamos ser responsáveis por nossos atos e assim, assumir a responsabilidade de viver a vida de uma forma correta e coerente, e que possamos refletir em tudo antes de tomar decisões e de afirmarmos apenas uma verdade em nos.
c) Como Sócrates responde às acusações que lhe são feitas?
Primeiro ele recusa apresentar uma defesa tradicional, o que poderia da a ele sua liberdade física, mas ele prefere defender a sua liberdade de pensamento e o caráter crítico da filosofia, afirmando que a vida sem reflexão não vale a pena ser vivida, e resultado será bem diferente do que o júri imaginam por considera-lo culpado por desrespeitar as leis da cidade e os deuses tradicionais, e irá recair sobre eles um castigo logo após sua morte muito mais atroz do que lhe impõem.
Sobre Críton
a) Por que segundo Sócrates, é importante ouvir as leis de Atenas?
Sócrates acredita que deveria honrar o seu acordo com a cidade, pois ele gostava de todos os seus benefícios, pois foi Atenas que o criou, o educou e lhe de a cultura, Ele mostrou a sua satisfação não só por ali viver toda a sua vida, mas também por ter filhos lá, durante o seu julgamento ele declarou que preferia a morte ao exílio e assim Atenas novamente agiu com justiça para com ele a esse respeito, ele preferiu não colocar a sua existência acima da existência da justiça.
b) Quais os argumentos que as leis de Atenas contrapõem à proposta de Críton para que Sócrates fuja para o exílio?
Ora, as perguntas de Sócrates se referiam a ideias, valores, práticas e comportamentos, aquilo que parecia evidente acabava sendo percebido como duvidoso e incerto. Para os poderosos de Atenas, Sócrates tornara-se um perigo, pois fazia a juventude pensar. Por isso, eles o acusaram de desrespeitar os deuses, corromper os jovens e violar as leis.
c) A condenação de Sócrates, tendo sido injusta, permite que ele escape da sentença de morte e fuja para o exílio, como quer Críton, ou a fuga significaria responder a uma injustiça com outra? Qual o argumento de Sócrates a esse respeito?
Se ele fugisse estaria pagando mal com o mal e depois de ter revidado a injustiça com a injustiça estaria rompendo seus pactos e acordos com os amigos, e depois de ter lutado seria tudo em vão do que ele pregaste estaria ele indo contra tudo que havia dito e se tornaria
...