TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aristóteles

Artigo: Aristóteles. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2014  •  Artigo  •  620 Palavras (3 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 3

Aristóteles

Provavelmente nenhum pensador tenha sido mais influente que Aristóteles através dos tempos. Durante alguns séculos após sua morte, sua obra não chega a ter o reconhecimento merecido, mas nos últimos 700 anos quase todos os homens cultos do mundo Ocidental passaram a estudá-la.

Religiosos de todas as partes procuram relacionar sua fé com as ideias de Aristóteles, desde os escolásticos cristãos, passando por teólogos muçulmanos, e estudiosos judeus.

Experiências e investigações dele deram origem e constituíram-se em momentos importantes de diversas disciplinas como a Ética, a Política , a Estética, a Biologia, a Psicologia, a Lógica, etc. Ele é o primeiro a identificar, separar e classificar, reconhecendo que cada uma delas tinha métodos e técnicas peculiares.

Em seus escritos sobre a Lógica, ele tentou mostrar que todas as coisas na natureza pertenciam a diferentes grupos e subgrupos – o que vem sendo aplicado até os dias atuais, a exemplo da Biologia, nas classificações das diferentes espécies (vegetais, animais, etc). Para tanto, Aristóteles estabeleceu uma série de normas rígidas (metodologia) para que conclusões ou provas pudessem ser logicamente válidas – o que se aplica até o presente na metodologia científica.

A noção de princípios, como explicada nas obras de Aristóteles, sobreviveu de alguma forma na homeopatia e no herbalismo. O substancialismo de se pensar que fenômenos macroscópicos - como dilatar, fundir e ferver - ocorrem também com átomos e moléculas, podem ser encontrado nas ideias de Aristóteles. De acordo com Aristóteles, as menores partículas de um dado tipo de matéria seriam todas idênticas, pois elas são determinadas pela natureza específica da substância em questão.

Existem grandes trabalhos de Aristóteles, onde o tema central é a Ética; um deles é a “Ética a Nicômaco”, o outro estudo é a “Ética a Eudemo”. A primeira é a mais completa, onde ele desenvolveu uma madura teoria da Justiça, e cuja influência chega até os dias atuais, como objeto de estudo de muitos juristas famosos, e como objeto de reflexão deste trabalho. Essa linha de raciocínio é tão magnífica, que está inserida em alguns princípios da nossa legislação atual, fazendo-nos refletir que apesar desse imenso espaço temporal, Aristóteles conseguiu formular uma idéia que rompeu as barreiras do tempo e do espaço. Devemos prestar atenção ao fato de que a Justiça Aristotélica está sempre fundada na ética e na virtude, sendo assim, na consciência moral de cada um.

De todos os filósofos da antiguidade, foi Aristóteles quem desenvolveu, mais precisamente, os temas ligados à filosofia do Direito, apresentando as primeiras noções sobre Justiça, dentro de uma perspectiva jurídica. Conceituando-a, enfocando-a sob o contexto da “Pólis”, isto é, mencionando sua relevância na estrutura da elaboração da lei e do Direito, necessários à vida social, dentro da cidade-estado.

Nas afirmações de Aristóteles, em sua Retórica, afirma que a virtude consiste na clareza. Definida, classicamente, como a técnica (ou a arte) de convencer o interlocutor através da oratória, com a existência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com